PF investiga mais de 50 títulos de eleitor achados em córrego de MT

280 0
Delegado diz que documentos serão analisados para verificar se são falsos.

Expresso MT

 
Investigação está sendo feita a pedido do Tribunal Regional Eleitoral de MT.
Mais de 50 títulos de eleitor e documentos de identidade foram encontrados por moradores em um córrego no bairro Capela do Piçarrão, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, nesta quinta-feira (18). Para o delegado da Polícia Federal Cristiano do Nascimento dos Santos, que apura o caso, a suspeita é de que os documentos tenham sido usados para que alguns eleitores pudessem votar irregularmente nas eleições municipais.

No entanto, o delegado afirma que ainda não há nenhum elemento concreto que possa comprometer alguém ou até mesmo apontar alguma irregularidade na eleição. “Primeiro, vamos fazer um levantamento e listar os nomes das pessoas que aparecem nos documentos e, em seguida, fazer um cruzamento com o caderno de votação para verificar se as pessoas votaram ou não. Daí, vamos separar os grupos de quem votou e quem não votou”, informou o delegado ao G1.

Ele explica que antes de instaurar inquérito acerca do caso também é preciso analisar os documentos e verificar se são falsificados ou não. “Pelo que vi a maioria dos documentos encontrados são de pessoas que nasceram em Várzea Grande e outras são de Cuiabá”, pontuou o delegado. Por enquanto, ele disse que ninguém será intimado a depor. “Depois de colher as informações vou passar para a Justiça Eleitoral, a quem cabe pedir a instauração de inquérito caso haja necessidade”, frisou.

O caso está sendo apurado a pedido do Tribunal Regional de Mato Grosso (TRE-MT). De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-MT, além dos documentos encontrados nesta quinta-feira, há uma semana algumas crianças acharam comprovantes de votação, títulos de eleitor e identidades no local e contaram para a professora. A professora então entrou em contato com a diretora, que, por sua vez,  informou o cartório eleitoral do município sobre o ocorrido.

Em seguida, o oficial da Justiça foi até o local e recolheu os documentos, fez uma certidão e encaminhou para o juiz eleitoral. O juiz determinou que os materiais fossem encaminhados para o Ministério Público Estadual (MPE) e à PF, conforme o TRE.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *