PF faz operação contra esquema de desvio em prefeitura de Confresa

294 0

Do: Midia News

Recursos federais seriam desviados por meio de pagamento de contratos superfaturados em Confresa

*Cerca de 200 policiais federais participam da operação

A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e Ministério Público Federal (MPF), deflagrou nesta quarta-feira (30) a Operação Tapiraguaia, com o objetivo de investigar um esquema de desvio de recursos públicos federais na Prefeitura Municipal de Confresa (a 1.164 km de Cuiabá).

As investigações tiveram início em 2017, já na gestão do atual prefeito, Ronio Condão (PSDB), a partir de fiscalização realizada pela CGU em contratos nas áreas da educação, saúde e infraestrutura referentes aos anos de 2015 e 2016 – quando o município estava sob a gestão de Gaspar Domingos Lazari (PSD).

Estão sendo cumpridos 61 mandados de busca e apreensão. Em Mato Grosso, os mandados são cumpridos em Cuiabá, Confresa, Canabrava do Norte e Porto Alegre do Norte. Há buscas sendo feitas também em Goiânia (GO) e Dourados (MS).

Além dos mandados, a PF também cumpre a suspensão da função pública de agentes públicos, sequestro de bens, valores e imóveis dos envolvidos, além da proibição de acesso ou frequência à Prefeitura Municipal de Confresa e de contratar com a administração pública.

A PF realizou quebra do sigilo bancário dos investigados, apurando que o prejuízo à União até o momento é de aproximadamente R$ 4,5 milhões.

Participam da ação cerca de 200 policiais e 14 servidores da CGU. Os mandados foram concedidos pela Subseção Judiciária de Barra do Garças.

Investigação

Segundo a PF, as investigfações apontam que as empresas contratadas pela Prefeitura Municipal de Confresa, por meio de montagem de processos e direcionamento da contratação, recebiam os pagamentos superfaturados e em seguida transferiam parte dos recursos para agentes públicos da prefeitura e para terceiros vinculados a esses agentes.

Os investigados irão responder por organização criminosa, desvio de recursos públicos e crimes licitatórios.

Nome da operação

A operação recebeu o nome de “Tapiraguaia” tendo em vista esta ser a primitiva denominação do atual município de Confresa. É a junção dos termos “Tapirapé” e “Araguaia”, designação de nomes de dois rios da região norte mato-grossense.