PF deflagra operação e prende empresários e agentes públicos

231 0

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça (06) a Operação Eldorado. Mais de 300 agentes federais desarticulam uma organização criminosa de extração ilegal de ouro que promove a comercialização no Sistema Financeiro Nacional. Entre os presos há agentes públicos e empresários, todos encaminhados à sede da Policia Federal de Cuiabá.

São cumpridos 28 mandados de prisão temporária, oito de condução coercitiva e 64 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Mato Grosso e cumpridos em sete Estados: Mato Grosso (MT), Rondônia (RO), Pará (PA), Amazonas (AM), Rio Grande do Sul (RS), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
Do: Olhar Direto

As investigações tiveram início em fevereiro deste ano e foram desenvolvidas pela Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvio de Recursos Públicos, foi constatado, além dos crimes ambientais (exploração ilegal de recursos minerais, destruição de áreas de preservação permanente e poluição), a organização criminosa cometeu também crime contra a ordem econômica (usurpação de bens da União), contra o Sistema Financeiro Nacional e lavagem de dinheiro.

O ouro, extraído das áreas indígenas e dos garimpos ilegais, era adquirido por empresas Distribuidoras de Títulos de Valores Mobiliários – DTVMs e, após dissimular a origem, era vendido como ativo financeiro para investidores em São Paulo/SP. Em 10 meses de investigação, foi possível constatar que uma das Empresas Distribuidoras, das 03 (três) envolvidas no esquema, movimentou mais de R$ 150 milhões.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *