Pequenos hábitos podem fazer a diferença no fim do mês durante a bandeira tarifária vermelha

553 0

Começa nessa sexta-feira, dia 01 de junho, a cobrança da bandeira vermelha patamar 2 nas faturas de energia elétrica de todos os brasileiros. Isso significa que é hora de redobrar a atenção na hora de ligar seu equipamento eletrônico ou eletrodoméstico. Durante esse período, o cliente em todo o Brasil passa a pagar R$ 5 a cada 100 KWh (quilowatts-hora) consumidos.

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou a causa da mudança de cor da bandeira, causado pelo fim do período úmido, que fez com que os reservatórios do Sul tivessem redução no volume, aumentando o risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado curto prazo (PLD). A Aneel também explicou que a previsão de chuvas é baixa quando comparada à média histórica.

As bandeiras tarifárias não estão relacionadas com a distribuição de energia ou mesmo com a qualidade dos serviços.  A distribuidora, no caso de Mato Grosso, a Energisa, não fica com nenhuma parte desse adicional cobrado. Ele é repassado inteiramente para as geradoras de energia. O sistema de bandeiras tarifárias foi implantado pela Agência Nacional de Energia Elétrica em 2015 para mostrar de maneira mais transparente ao cliente qual é o custo da geração de energia naquele momento.

“A bandeira tarifária não é a mesma coisa que reajuste ou revisão da tarifa da energia para determinada área de concessão.  Essa valor é cobrado para custear a geração de energia mais cara, como por exemplo, usinas termoelétricas. A Energisa Mato Grosso não tem como interferir nessa cobrança determinada pela Aneel, por isso estamos aqui alertando para que nossos clientes consigam receber a conta com valores dentro do planejado”, afirma Wesley Batista, gerente de Serviços Comerciais da Energisa Mato Grosso.

Alguns lembretes e dicas são fundamentais para passar este período de valor máximo da bandeira:

– Quando chegar a sua fatura, observe que o faturamento nem sempre é equivalente ao mês civil fechado, ou seja, com nas mesmas datas de início e fim do mês. Por este motivo, pode acontecer de ter duas cores da bandeira em um mês. Quando isso acontece, os valores são proporcionais aos dias do mês que a bandeira estava valendo. Não há sobreposição de bandeiras. Exemplo:
Sua conta é emitida todo dia 20. Então nesse caso, você terá 10 dias faturados com a bandeira do mês anterior e 20 dias faturados já com a nova bandeira vigente.

–  Lembre-se que também incidem impostos da bandeira vermelha.

– Quando receber sua conta, observe o campo histórico de consumo para saber se o aumento é apenas da bandeiras ou se aumentou o seu consumo. Essa informação é primordial para se programar na hora de economizar.

–  A bandeira é cobrada nas faturas de todos os clientes, inclusive dos beneficiados pela tarifa social.

Além disso, neste período, é essencial manter hábitos que busquem economia no uso da energia elétrica. Confira algumas dicas:

– Tome banhos mais curtos, de até cinco minutos, e de preferência, com a temperatura morna no verão.

–  Se ligar o ar condicionado, observe se as portas e janelas no local estão fechadas. Mantenha o filtro dos aparelhos limpos e diminua ao máximo o tempo de utilização deles.
– Sempre coloque cortinas nas janela que recebem sol direto.

– Se precisar usar a geladeira, pense antes do que precisa, para deixá-la aberta somente o tempo necessário. Regule a temperatura interna de acordo com o manual de instruções e nunca coloque alimentos ainda quentes dentro dela.

– Também merece atenção: as borrachas da geladeira para certificação se ainda estão vedando o equipamento.

– Junte o máximo de roupas que puder e use a máquina de lavar e o ferro de pesar de uma só vez.

– Substitua lâmpadas halógenas e fluorescentes por lâmpadas LED. O custo inicial será compensado com a economia de energia.

– Não seque roupas atrás da geladeira.

– Coloque a geladeira longe dos raios solares, do fogão ou estufa.

– Compre seus equipamentos com o Selo Procel ou com classificação A do Inmetro.

– Não deixe a TV ligada sem necessidade e evite usar o modo “stand by”, pois ele faz com que alguns equipamentos consumam energia mesmo quando desligados.