Peça infantil sobre sustentabilidade é apresentada nas cidades de Campo Verde, Diamantino e Pedra Preta em MT

389 0

Com a proposta de levar cultura e conhecimentos sobre sustentabilidade de forma lúdica, a peça teatral “Aventuras no Mundo Encanado” foi apresentada para mais de 1.700 alunos nas cidades de Campo Verde, Diamantino e Pedra Preta, em Mato Grosso, no mês de setembro. Desenvolvida para o público infantil, o espetáculo convidou crianças e adultos para uma reflexão sobre a importância e necessidade de preservar os recursos naturais.

A iniciativa é viabilizada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura, patrocínio das concessionárias Saneamento Básico de Pedra Preta, Águas de Campo Verde e Águas de Diamantino e apoio do Instituto Equipav. Encenado pelo grupo de Teatro Faces, o espetáculo abordou temas importantes como a preservação do meio ambiente, poluição e consumo consciente da água, com muito humor e interatividade para que as crianças entendam a mensagem da peça e aprendam de maneira divertida os cuidados com o meio ambiente.

O enredo contou a história da onça-pintada Juma com poderes para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com a natureza. Junto com seus amigos, Juma viaja pelo Mundo Encanado enfrentando os maus hábitos e ensinando as crianças a fazerem sua parte para conservar a água e proteger a natureza.

As apresentações em Campo Verde foram realizadas nas instituições de ensino de educação infantil, Creche Jhoannes Berthold Henning “Padre João”, Centro Educacional Bem Me Quer, Creche Francisco Tirado Aragão Filho e Educandário Espírita Maria de Lourdes. Na cidade de Diamantino, o espetáculo beneficiou os alunos da Escola de Educação Infantil Crescer e Escola Municipal Castorina Sabo Mendes. Em Pedra Preta, a peça teatral foi apresentada para os estudantes da Escola Estadual Dez de Dezembro e Escola Municipal Campos Sales.

Segundo a diretora do Centro Educacional Bem Me Quer, Patricia Guasina de Freitas, a instituição está de portas abertas para receber este tipo de iniciativa. “O trabalho desenvolvido foi muito importante para contribuir com o que já é passado dentro da escola para os alunos”, ressaltou.

A aluna do Educandário Espírita Maria de Lourdes, Emanuele Rodrigues da Silva, gostou de participar da peça e disse que vai ensinar tudo que aprendeu. “Achei bem legal e divertido. Vou falar para minha mãe que não pode jogar lixo nos rios e nem nas ruas e, que devemos cuidar da natureza”.

Na edição de 2017, a peça já foi apresentada nas cidades de Buritis, em Rondônia, Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia no Rio de Janeiro, Barcarena no Pará e Campo Grande no Mato Grosso do Sul. Além de Primavera do Leste, Barra do Garças, Campo Verde, Diamantino, Pedra Preta, Sorriso e Sinop, o espetáculo passará por mais três cidades de Mato Grosso.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *