Par de galáxias protagoniza uma útil ilusão cósmica

401 0

Ag. O Globo

 

 

Galáxias parecem estar se colidindo, entretanto, estão a milhões de anos-luz de distânciaRIO – O telescópio espacial Hubble produziu uma imagem detalhada de uma útil ilusão cósmica. Embora pareça estar em colisão, o par de galáxias batizado NGC 3314 na verdade está separado por dezenas de milhões de anos-luz de espaço.
Os astrônomos sabem que tudo não passa de um jogo de perspectiva devido ao formato das galáxias, já que as imensas forças gravitacionais envolvidas num processo de fusão deveriam não só deformar suas espirais como provocar episódios de rápida formação estelar, gerando estrelas gigantes azuis e nebulosas luminosas que se destacariam.
Segundo os cientistas, a pequena deformação observada abaixo e à direita do núcleo da galáxia da frente, batizada NGC 3314A, foi causada por um encontro com outra galáxia próxima, a NGC 3312, visível em imagens com ângulo mais amplo. Além disso, estudos dos movimentos do par de galáxias indicam que elas se mexem independentes uma da outra.
Estes alinhamentos são importantes para os astrônomos por permitirem o estudo das microlentes gravitacionais, fenômeno previsto pela Teoria da Relatividade de Einstein em que a luz de objetos distantes é deformada e ampliada ao passar por estruturas maciças a caminho da Terra.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *