‘Papai Noel dos Correios’ começa nesta terça em Cuiabá; capital já recebeu mais de 55 mil cartinhas

286 0

Do: Olhar Direto

A campanha ‘Papai Noel dos Correios’ começa oficialmente nesta terça-feira (6) em Cuiabá. Ela será lançada em uma cerimônia que acontece na Associação Mato-grossense de Equoterapia e Esportes Equestre (AME Equoterapia), e que terá a presença do Superintendente Estadual de Operações, Gilson do Espírito Santo Cunha. Na ocasião, 50 crianças e adolescentes da entidade já terão suas cartinhas entregues.

A campanha nasceu há 29 anos pela iniciativa de alguns empregados que recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Eles, então, decidiram enviar os presentes por conta própria. Com o passar dos anos, a ação cresceu e se tornou um projeto corporativo dos Correios. Só nos últimos três anos foram recebidas mais de 2,6 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios em nível nacional. Em Mato Grosso, em 2015, 2016 e 2017 foram 55,5 mil cartinhas.

Quem escreve as cartas são crianças da sociedade em geral, e também estudantes das escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Desde 2010, os Correios estabeleceram essas parcerias a fim de trabalhar ações como o desenvolvimento da habilidade da redação de carta, o endereçamento correto e o uso do CEP.

Neste ano, além de retirar as cartas físicas nas agências, quem quiser pode adotá-las pela internet em algumas cidades do país, inclusive em Cuiabá. Para isso, basta acessar o blog da campanha a partir de terça-feira (6) e apadrinhar o pedido de uma criança. Nesse caso, a entrega do presente pelo padrinho deve ser feita no ponto físico de entrega indicada.

Nacional

O lançamento da campanha nacionalmente também acontece na terça-feira (6), pelo presidente da empresa, Carlos Roberto Fortner, no edifício sede em Brasília. Em todo o país a adoção de cartinhas é feita da mesma forma: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas na casa do Papai Noel ou em outras unidades da empresa. Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados no blog da campanha.

Os presentes são recebidos nos pontos de entrega divulgados pelos Correios para que, posteriormente, os Correios realizem a distribuição. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é divulgado ou informado ao padrinho.

As datas, locais e horários da campanha podem variar em cada Estado. Todas as informações sobre o Papai Noel dos Correios 2018 poderão ser obtidas no BLOG, que estará no ar a partir do lançamento da campanha.