Palestra orienta mulheres sobre câncer de mama

926 0

Uma palestra ministrada pela enfermeira Beatriz Amaro Rocha na manhã desta quinta-feira (10) na Academia da Saúde, levou informações sobre como as mulheres devem se prevenir contra o câncer de mama.

A ação, promovida pelo Núcleo de Atenção a Saúde da Família (NSF) e pela equipe da Atenção Básica em Saúde, faz parte do “Outubro Rosa”, mês dedicado à saúde da mulher.

De modo geral, a prevenção do câncer de mama baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis.

Os principais fatores de risco comportamentais relacionados ao desenvolvimento da doença são: excesso de peso corporal, falta de atividade física e consumo de bebidas alcoólicas.

Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.

Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

O diagnóstico precoce do câncer de mama, é apontado com um dos principais fatores que levam à cura da doença.

Dessa forma, as mulheres devem ficar atentas a sintomas como o surgimento de nódulos, geralmente indolor, duro e irregular. Mas há também tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.

Outros sinais de câncer de mama são: edema na pele semelhante à casca da laranja, retração cutânea, dor, inversão do mamilo, hiperemia, descamação ou ulceração do mamilo, secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

Essa secreção associada ao câncer, na maioria das vezes é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido a presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos nas axilas.

Além da palestra sobre prevenção do câncer de mama, as equipes do Núcleo de Atenção à Saúde da Família e da Atenção Básica em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu também terapia auricular, com chás naturais, massagem reikiana e escalda-pés.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *