Os 40 anos do bloco Eva serão comemorados com gravação de DVD em BH

3644 0

Há sucessos e há os inesquecíveis hits. “Eva”, da extinta banda Rádio Taxi, é um exemplo de canção que saltou do primeiro para o segundo grupo. E isso não teria sido possível sem a versão da música feita pela Banda Eva, que surgiu em 1993, com Ivete Sangalo nos vocais. De lá para cá, é praticamente impossível não se lembrar da interpretação da cantora mesmo quando é a original, na voz de Mauricio Gasparini, que é tocada. 

Entre 1993 e 1999 – quando Ivete saiu do grupo para iniciar carreira solo –, a Banda Eva esteve no auge. Mas o início de sua história, que continua a ser escrita, é anterior a essa fase e está ligado à formação do bloco de mesmo nome, em 1980. Afinal, foi a partir do crescimento do Eva – cujo primeiro desfile aconteceu em 1981, em Salvador, sendo puxado por Jota Morbeck e depois até por Luiz Caldas e Marcionílio, com Daniela Mercury nos backing vocals –, que se percebeu a oportunidade de formar a banda.

Em 2020, portanto, serão completadas quatro décadas do bloco Eva na avenida. E um dos primeiros eventos para celebrar essa trajetória será a gravação do DVD “Eva 40 Carnavais”, no show que vai acontecer neste sábado (18) no Mirante Beagá, no Olhos D’Água. À frente da Banda Eva desde 2013, Felipe Pezzoni ressalta que a afinidade dos mineiros com a música baiana foi decisiva para o grupo escolher realizar esse projeto em Belo Horizonte. 

“Desde o (extinto) Axé Brasil, essa relação entre nós sempre foi muito especial. Acho que Minas Gerais tem uma conexão sensacional com o axé e com a Bahia. Então, já existe um histórico muito bacana”, frisa Pezzoni.

Ele reforça que a apresentação será histórica, mas seguirá um formato diferente daquele do DVD de gravação dos 25 anos da Banda Eva, que reuniu os vocalistas Saulo Fernandes, Ivete e Emmanuelle Araújo, além de antigos puxadores do bloco: Ricardo Chaves, Luiz Caldas, Marcionílio e Durval Lélys.

Desta vez, apenas o último, que é autor da canção “Leva Eu”, vai retornar ao palco e se apresentará ao lado de Pezzoni. Outros convidados serão Léo Santana, Wesley Safadão, Mumuzinho e Tomate.

“Algumas pessoas até questionaram isso e perguntaram o que Safadão ou Mumuzinho têm a ver com o Eva. Mas essa gravação não é saudosista. Seria incrível se pudéssemos fazer algo como o que rolou no DVD de 25 anos. Eu adoraria cantar com todos os vocalistas que passaram pela banda. Esse DVD marcou a minha vida! Mas ele já foi feito. Então, nós buscamos apresentar um olhar novo”, comenta Pezzoni.

Ele antecipa que cada um dos convidados deverá cantar uma música própria e um feat inédito com a banda. “E, a partir dessa parceria, eles também vão fazer parte da história do Eva. Todos eles são artistas que nós admiramos e achamos que poderão trazer uma leveza e uma energia muito boa para a gravação do DVD”, completa Pezzoni. 

Agenda

O quê. Show de gravação do DVD “Eva 40 Carnavais”
Quando. Neste sábado (18), a partir das 16h
Onde. Mirante Beagá (Rua Henriqueto Cardinalli, Olhos D’Água)
Quanto. 2º lote: R$110