Orquestra de Mato Grosso traz à Cuiabá grandes nomes da música contemporânea em homenagem a Milton Nascimento 

441 0

vittor_santos

 

 

Para os concertos da abertura da Temporada 2016, a Orquestra do Estado de Mato Grosso mantém sua missão de trazer ao Estado, nomes de grande representatividade no cenário da música contemporânea brasileira. É assim que a plateia mato-grossense, por vezes, tem seu primeiro contato com virtuoses que agregam valor inestimável ao trabalho de compositores e intérpretes de destaque no país.

Os concertos que homenageiam o conjunto da obra de Milton Nascimento trazem entre seus convidados, instrumentistas que o acompanham em palco e que também possuem seu talento impressos em discos do compositor e cantor. As apresentações ocorrem neste sábado (26) e domingo (27), às 20h, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.Daniel Garcia 02

Na linha de frente do grande time que exibe as peças daquele que já pode ser considerado um novo capítulo na trajetória da OEMT, está o amigo pessoal de Milton, Vittor Santos. Arranjador, compositor, trombonista e produtor, ele coleciona dezenas de participações como instrumentista e/ou arranjador em trabalhos de grandes artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Leny Andrade, Gal Costa, Moraes Moreira, Miltinho, Elza Soares, Ivan Lins, Francis Hime, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Mário Adnet, Maria Schneider, Hamilton de Holanda, Ricardo Silveira, Ed Motta, e muitos outros artistas.

Para o contrabaixo, os concertos destacam Rômulo Gomes, músico que já dividiu palcos e gravações com Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico Buarque, Edu Lobo, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Hermeto Pascoal, Ed Motta, Gal Costa, Nana Caymmi, Lenine, Emílio Santiago, Jaques Morelenbaum, João Bosco, Paulinho da Viola, Ana Carolina, João Donato, Johnny Alf, Ivan Lins, Dory Caymmi, Ivete Sangalo, Zizi Possi, Jesse Harris, Carlos Bala, entre muitos outros artistas importantes.
Andrea-Ernest-DiasNos últimos dois anos, Rômulo integrou a banda do Prêmio da Música Brasileira, atuando como baixista, auxiliar de arranjos e copista. Atualmente, além de seus shows e produções próprias, Rômulo acompanha Francis Hime, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Ricardo Silveira, Zé Renato, Leny Andrade e Joyce.
Tantas parcerias renderam a Rômulo vasta produção fonográfica. São mais de cem discos e DVDs com sua participação. Um instrumentista absolutamente inconteste, um grande privilégio para o público da Orquestra de Mato Grosso, que terá a oportunidade de ver/ ouvir de perto esse importante instrumentista da música brasileira interpretando clássicos de Milton Nascimento.
Outro artista que foi convidado para a homenagem a um dos mais cultuados compositores da história da música brasileira de todos os tempos, é o pianista Pedro Milman. Responsável pelas trilhas de abertura de programas de TV, ele também já integrou a orquestra de grande musicais, como “Hairspray”, Miguel Falabela, “Beatles num Céu de Diamantes”, de Charles Möeller e Cláudio Botelho, além ser co-arranjador e regente de um dos programas do Criança Esperança, da TV Globo.
Como sideman acompanhou tocando piano, teclado e programando sintetizadores, os cantores Lulu Santos, Pepeu Gomes, Lobão, Marina Lima e Paula Morelenbaum, com quem já tocou em 12 países, incluindo Japão e Macedônia.
Sob regência do maestro Leandro Carvalho, também figura a flautista Andrea Ernest Dias. Ao ouvir a sonoridade de seu instrumento, ao certo a plateia será transportada para atmosfera delicada das canções de Milton Nascimento. Sua flauta pode ser ouvida em várias gravações do grande artista brasileiro.
Além de contribuir para a obra de Milton Nascimento, Andrea participou de premiados álbuns da discografia brasileira e seu instrumento pode ser ouvido em gravações de Caetano Veloso, Chico Buarque, Baden Powell, Moacir Santos, Guinga, Edu Lobo, Cássia Eller, Rosa Passos, Dona Ivone Lara e Zé Kéti, entre outros artistas da MPB.
Fazendo dueto no instrumento da família das madeiras, também está o flautista Daniel Garcia, grande expressão do cenário jazzístico brasileiro. Em breve poderemos apreciar seu mais recente trabalho, tributo a grandes mestres como John Coltrane, Miles Davis e Thelonious Monk, trabalho realizado em conjunto com Ana Azevedo (piano) e Lipe Portinho (contrabaixo), um dos muitos projetos do grupo Tutti, o qual faz parte. O grupo Tutti cria uma abordagem jazzística de obras do repertório de concerto, cujas releituras abrem espaço para o improviso instrumental.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *