Opções de treinamentos em setembro incluem cozinha rural, liderança e gestão de equipes e operação de tratores agrícolas

455 0

Cursos serão oferecidos em vários núcleos regionais de produção algodoeira

O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) inicia amanhã (12 de setembro) mais uma série de treinamentos visando à qualificação de mão de obra empregada pelos associados da Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão). O leque de ofertas inclui cursos voltados para operação de máquinas agrícolas e com outros enfoques, como cozinha rural e gestão de pessoas, em diversas regiões do estado.
Nesta quarta-feira, o Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica de Campo Novo do Parecis (Núcleo Regional Médio Norte) receberá o curso Liderança e gestão de equipes, fruto de parceria como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT). Com três dias de duração, esse curso vai trabalhar temas como relações interpessoais, gerenciamento de conflito e motivação da equipe. O mesmo treinamento será dado a partir do dia 17 (segunda-feira) no CTDT do Núcleo Regional Noroeste, em Sapezal, sempre com apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).
Também a partir desta quarta-feira (dia 12), o CTDT do Núcleo Regional Norte, situado à margem da BR-163 entre Lucas do Rio Verde e Sorriso, sediará o treinamento Aplicação de agrotóxico utilizado pulverizado autopropelido, com três dias de duração e apoio financeiro do IBA. Resultado de parceria do IMAmt com a empresa Ello, esse treinamento abordará tópicos como a prevenção de acidentes, qualificações necessárias ao operador, calibração, regulagem e manutenção do equipamento, entre outros.
O CTDT do Núcleo Regional Norte, receberá a partir do dia 18 (terça-feira) o curso Soldagem MIG/MAG e TIG –em parceria com o Senai-MT. Com quatro dias de duração e conteúdo bastante técnico, o treinamento inclui temas como segurança em operações de soldagem, NR 6 – EPI e principais fatores para uma boa soldagem.
O CTDT do Núcleo Regional Centro, localizado em Campo Verde, também sediará dois cursos este mês, ambos a partir do dia 24. Operação de tratores agrícolas é o título do treinamento a ser oferecido pelo Senar-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) até o dia 28, com a abordagem de temas como segurança e saúde no trabalho, Código de Trânsito Brasileiro e modelos de tratores agrícolas, entre outros.
O outro curso, com carga horária maior (de 24 de setembro a 5 de outubro), é voltado para quem quer trabalha (ou já trabalha) em Cozinha rural. O parceiro do IMAmt nessa atividade será o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o conteúdo inclui tópicos como regras básicas de higiene e manipulação, higienização pessoal, medidas preventivas de contaminação e dicas práticas para o dia a dia na cozinha.
As inscrições para todos os cursos deverão ser feitas com os assessores técnicos regionais: Renato Tachinardi (Núcleo Regional Centro) – renato.tachinardi@ampa.com.br – (66) 98112-6257; Felix Kmiecik (Núcleo Regional Norte) -felixkmiecik@imamt.org.br – (66) 98116-6210; Emílio Pereira (Núcleo Regional Noroeste) – emilio.pereira@ampa.com.br – (65) 99973-7541; e Maycon Souza  (Núcleo Regional Médio Norte) – mayconsouza@imamt.org.br – (65) 99997-5406.