Onça-pintada ganha data comemorativa

363 0

 

Realizado pelo Instituto Sustentar e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2013 o Projeto Bichos do Pantanal tem a onça-pintada como  foco de estudos, pesquisa e conservação

 

            Nesta quinta-feira (29.11) é celebrado o Dia Nacional da Onça-pintada (Panthera onca) símbolo do Pantanal Mato-grossense e da conservação da biodiversidade. Este é o primeiro ano de comemoração da data e a escolha ocorreu durante a Conferência sobre Diversidade Biológica (COP14), que está sendo realizada no Egito, por iniciativa do governo brasileiro.

            Desde a sua implantação em 2013, o Projeto Bichos do Pantanal, que é patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, tem como um dos focos ampliar o conhecimento científico e a preservação de espécies da fauna pantaneira como a onça-pintada, felino da família Felidae, que vive às margens do rio Paraguai.

            Em alusão à data, ao todo os 18 países em que a espécie Panthera onca ocorre haverá comemorações com foco na sua conservação. De acordo com o governo brasileiro, o objetivo é integrar as nações que querem preservar a espécie, por meio de ações de conservação.         A onça é o maior felino das Américas, e por ser topo de cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas conservadas para sobreviver, ocorre somente em áreas preservadas.

            No Brasil, a onça-pintada é listada pelo IBAMA (2003) como ameaçada de extinção, e globalmente é classificada como quase ameaçada A espécie ocorria historicamente em 21 países, mas já foi extinta no Uruguai e El Salvador. Durante a COP14 foi apresentado um plano de ação global visando a conservação (Jaguar High 2030), por meio de ações conjuntas para proteger as unidades de conservação prioritárias.

            Nos rios do Pantanal é onde se encontra a maior densidade da espécie, mas também há indícios de perda de habitat e caça. O pesquisador-chefe do Projeto Bichos do Pantanal, Douglas Trent, já tem registro de 78 onças-pintadas na região da Estação Ecológica Taiamã, ponto de pesquisa do projeto. Os dados dessa pesquisa são fruto de uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que ocorre desde 2008.

 

            PROJETO BICHOS DO PANTANAL

            O Projeto Bichos do Pantanal é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental.  O Projeto Bichos do Pantanal atua desde agosto de 2013 em Mato Grosso, com foco em três pilares de ação: a conservação da biodiversidade, a educação ambiental e o desenvolvimento local.

 

Atendimento à Imprensa

Assessoria de imprensa do Projeto Bichos do Pantanal