Oficinas e vitrines movimentam eventos do setor do agronegócio em Mato Grosso

107 0

Assessoria de Imprensa/SENAR-MT

Começa a temporada de Exposições Agropecuárias e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais, levará oficinas e vitrines para dezenas de eventos. O objetivo é ofertar capacitação e também divulgar os treinamentos da instituição. Neste fim de semana, em Vila Rica, município a cerca de 1.400 quilômetros de Cuiabá, acontecem oficinas e vitrines e, ainda em maio, haverá eventos em Torixoreu, Novo São Joaquim, Nova Canãa do Norte, Tangará da Serra, Rio Branco e Alta Floresta.
Em Vila Rica, a exposição está bastante movimentada com a realização das oficinas de Confecção de bolsas e cintos em couro, Manutenção de tratores agrícolas e Beneficiamento do Leite – queijo e mussarela trança e nozinho. “Com duração de quatro horas, estas oficinas trazem noções de como fazer”, destaca o instrutor credenciado junto ao SENAR-MT, José Paulino Caciolato Júnior.
Leonardo Serafim, que também é instrutor credenciado junto ao SENAR-MT e ministrou em Vila Rica, a oficina de Beneficiamento do leite, acrescenta que os participantes aprendem fazer os produtos, fazendo. “Eles têm noções de como economizar ingredientes e também de encontrar com mais facilidade o ponto certo de levar ou tirar do fogo quando estão produzindo os produtos”.
Para o presidente do Sindicato Rural de Vila Rica, Anísio Vilela Junqueira Neto, estas oficinas realizadas durante as exposições agropecuárias são sempre muito solicitadas pela comunidade em geral. “E nós do Sindicato em parceria com o SENAR-MT buscamos suprir essa demanda. As vagas são preenchidas com bastante antecedência”, conta.
E quem participa tem sempre uma boa história para contar. Idalina Mara Valentin que fez uma das oficinas ofertadas, em Vila Rica, conta que procurou a de Beneficiamento do Leite para aperfeiçoar seu trabalho no cotidiano. “Mas como tivemos a oportunidade de aprender sobre as noções básicas de produzir para comercialização resolvi investir nisso”.
Já Eliane Matos da Silva, que já fez pelo menos oito treinamentos do SENAR-MT conta que aprendeu a tirar o requeijão do fogo no ponto certo. “Descobri onde estava errando. Além disso também puder ter uma noção da quantidade de produtos necessários, vou produzir o melhor requeijão da cidade”, brinca.
* ESTA PROGRAMAÇÃO PODE SER ALTERADA EM FUNÇÃO DA SOLICITAÇÃO DOS PARCEIROS
VILA RICA
Sexta-feira (11)
– Oficina manutenção de tratores agrícolas
– Produção de derivados do leite, requeijão cremoso, requeijão tradicional, doce pastoso, doce pingo, doce em barra, iogurte e manteiga.
Sábado (12)
– Oficina de beneficiamento – Hambúrguer
Domingo (13)
– Vitrine da carne – frango

RIO BRANCO –  18ª Exporio e 30ª Festa do Peão
Quinta-feira (17)
– Vitrine da carne – frango
Sexta-feira (18)
Vitrine da carne – peixe
Sábado (19)
– Vitrine da carne – bovino
Domingo (20)
– Vitrine da carne – ovino

ALTA FLORESTA –  Tecnoalta
Quinta-feira (17)
– Vitrine do leite
– Vitrine da carne – peixe
Sexta-feira (18)
– Vitrine de entradas e saladas
– Vitrine da carne – frango
Sábado (19)
– Vitrine da carne – peixe

TORIXORÉU – 27ª Feira Agropecuária
Quinta-feira (31)
– Vitrine da carne – frango
Sexta-feira (01.06)
– Vitrine da carne – peixe
Sábado (02.06)
– Vitrine da carne – suíno

Fonte: Assessoria de Imprensa/SENAR-MT