Número de indenizações do seguro DPVAT aumenta 22%

349 0

Do: G1 MT

Estado tem a menor frota de veículos da região Centro-Oeste e é o que mais teve indenizações pagas pelo seguro DPVAT em 2018

Foto: Ilustrativa

Mato Grosso é, proporcionalmente, o estado brasileiro com o maior número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automores de Vias Terrestres (Seguro DPVAT) nos dois primeiros meses deste ano.

O estado tem a menor frota de veículos da região Centro-Oeste, com 716.364 veículos e, de janeiro a fevereiro deste ano, foram liberadas 179 indenizações por morte, 22% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Segundo o Sindicato das Seguradoras, a maioria dos acidentes envolvem motos, conduzidas por homens com idade entre 18 e 25 anos.

O DPVAT é um seguro obrigatório criado em 1974. Toda pessoa que se envolver em um acidente de trânsito tem direito ao seguro, que varia de R$ 2,7 mil a R$ 13,5 mil.

Para ter acesso, basta registrar o boletim de ocorrência, ter o prontuário médico e documentos pessoais. Não é necessário acionar a Justiça e o dinheiro é liberado em até 30 dias.

Por não ter burocracia, o seguro DPVAT torna-se alvo fácil para golpistas. Em frente ao Pronto Socorro de Cuiabá, há escritórios que oferecem serviço pra receber o benefício. A Polícia Civil já recebeu denúncias de pessoas que ficam em frente ao hospital abordando vítimas de acidentes.