Novembro Azul não é só câncer de próstata

474 0

Conheça a principal doença que compromete qualidade de vida dos homens a partir dos 50 anos de idade

 

A Abbott em parceria com a Men´s Health Network, elaboraram uma pesquisa que constatou que a maioria dos homens tem uma atitude displicente com sua saúde. Na verdade, 61% dizem que são “semi-proativos sobre a saúde”, pois procuram ajuda quando necessário, mas não fazem consultas médicas preventivas, ou check-ups anuais. Outros dados apontam que quase metade (46%) dos homens entrevistados disse que visitas ao médico os deixam nervosos, ansiosos ou com medo e 50% admitiram que seu maior medo antes de ir ao médico é descobrir que têm um problema sério de saúde.

 

O Novembro Azul, é um movimento internacional para conscientizar a respeito da prevenção do Câncer de Próstata. Esta iniciativa visa sensibilizar os homens para importância de exames de rotina para um diagnóstico precoce.  Embora, a grande preocupação seja o câncer, existem doenças que homens acima dos 50 anos são acometidos e nem sabem. Doenças que prejudicam o dia a dia do trabalho, em casa, vida social entre outros e que com exames de rotina como, PSA, toque retal e Ultrassom, seria facilmente diagnosticado.

A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), é um desses casos, uma das doenças mais comuns dos homens, que é a facilmente diagnosticada e tratada, por isso, vale ressaltar que a prevenção é o caminho.

 

Com o aumento da expectativa de vida e do envelhecimento da população, a Hiperplasia Prostática Benigna deve ter sua incidência e prevalência bastante aumentada. Dados mais recentes sugerem que ela ocorra em um quarto dos homens com 50 anos de idade, em um terço com 60 anos e em metade com 80 anos ou mais “Essa é uma doença que acomete 50% dos homens”, afirma o Prof.  Dr. Francisco Cesar Carnevale – médico do CRIEP– Carnevale Radiologia Intervencionista Ensino e Pesquisa

 

Uma grande alternativa para o tratamento da HPB, crescimento da próstata, é a técnica da embolização, que por ser minimamente invasiva e não mexe com a função sexual ou causa perda da ejaculação. Ou seja, o paciente não fica impotente e nem corre o risco de ter continência urinária. “Com esse  procedimento o paciente é tratado de uma forma ambulatorial (day hosp), sem necessidade de internação, ” assegura o Dr. Carnevale

 

É extremamente importante que todos os homens façam o acompanhamento anualmente com o seu urologista a partir dos 50 anos. O Urologista é o especialista que conhece e acompanha todos os problemas da próstata dos pacientes, assim como outras doenças relacionadas ao aparelho urinário. “Os pacientes devem realizar regularmente exames, como por exemplo o Prostate-Specific Antigens (PSA), o toque retal e fazer a ultrassonografia para obter informações mais específicas sobre possíveis doenças da próstata, ” finaliza o médico.

 

Vale sempre ressaltar que cabe sempre ao médico e o paciente avaliar qual seria a melhor terapia a ser empregada em determinadas doenças da próstata. Em alguns casos, inclusive com a confirmação por meio de biópsia, a HPB é assintomática, mas pode interferir na hora de urinar:

  • Dificuldade de urinar;
  • Jato urinário fraco;
  • Gotejamento no final
  • Micção em dois tempos
  • Sensação de que a bexiga ainda precisa ser esvaziada;
  • Idas frequentes ao banheiro durante a noite;
  • Vontade incontrolável de urinar;

 

Em casos mais avançados, a HBP também pode provocar:

  • Sangue na urina;
  • Infecção urinária de repetição
  • Cálculos na bexiga;
  • Retenção urinária;
  • Insuficiência renal

 

CRIEP – Carnevale Radiologia Intervencionista Ensino e Pesquisa – centro médico e de pesquisas que é referência nacional e internacional nas áreas de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular, especialidades voltadas ao tratamento minimamente invasivo de doenças com o auxílio de métodos de imagem. Desde 1997, por meio de uma equipe de médicos da Universidade de São Paulo (USP) formada pelo Prof. Dr. Francisco Cesar Carnevale, Dr. Airton Mota Moreira e Dr. André Moreira de Assis, o CRIEP oferece, aos pacientes, uma série de tratamentos por meio de técnicas e equipamentos tecnológicos mais avançados. Site: http://www.criep.com.br

Prof.  Dr. Francisco Cesar Carnevale – médico do CRIEP – Carnevale Radiologia Intervencionista Ensino e Pesquisa – autoridade médica referência nacional e internacional em Radiologia Intervencionista, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular. Sua principal linha de pesquisa está focada no tratamento de pacientes com sintomas do trato urinário inferior associados ao crescimento da próstata pela Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Pioneiro a publicar na literatura científica mundial, a técnica de Embolização das Artérias da Próstata (EAP) dentro do Hospital das Clínicas da FMUSP, sob a supervisão dos professores Miguel Srougi e Giovanni Guido Cerri.  É diretor de Radiologia Vascular Intervencionista do Instituto de Radiologia (InRad-HCFMUSP), do Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP) e do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP). É responsável pelas disciplinas de Graduação e Pós-graduação na área de Radiologia Intervencionista da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

 

 

Equipe Contato Comunicação & Marketing