Nova RAM 2500, uma picape de peso

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O torque da picape é igual de um caminhão médio, tanto que o motor é usado em vários Ford Cargo e VW
 O primeiro foi o da nova RAM 2500, a antiga Dodge Ram redenominada segundo a nova nomenclatura da Chrysler, que agora chama assim todas as sua picapes. A “pequenina” evoluiu bastante, com um motor Diesel Cummins de 6,7L e quase a mesma potência da anterior: 310 contra 330 cv da antiga. O que subiu muito foi um número importante para quem realmente precisa de um veículo desse tamanho: são quase 85 kgfm de torque para 3.250 kg e mais de seis metros de comprimento. Isso são valores de caminhão médio, tanto que esse motor é usado em vários Ford Cargo e VW Constellation de estrada para 40 toneladas.

Acoplada a essa usina de força vem uma nova caixa automática de seis marchas infelizmente com um comando meio impreciso na coluna de direção, imprecisão essa bem incomum nesse tipo de equipamento padrão em veículos americanos que permite o uso do banco dianteiro por três pessoas com muito espaço para estar confortável. Assim acontece com o banco traseiro, suficiente para três americanos criados a Toddy…

O delicado caminhãozinho, que remedia as saudades de quem gostava da F250 com motor MWM Sprint, com o mesmo som de caminhão pesado, pode puxar mais de seis toneladas com o gancho original de fábrica, e aí está seu grande gancho, se me perdoam o trocadilho. A Ram serve pra puxar peso, coisas como um reboque de quatro cavalos, um barco grande, um trailer com uma equipe de corrida completa e coisas do gênero.

É óbvio que seu lugar não é nas grandes cidades de trânsito pesado, onde ela pode passar por cima de um Uno sem perceber e nenhuma vaga vai ser encontrada para o seu tamanho. É bem verdade que vai haver pessoas a comprá-la por compensação de ego ou de outras deficiências que não cabe aqui citar, mas sua pátria é a estrada.

Apesar de todas as defesas eletrônicas existentes, e até um freio motor que estrangula o escapamento para segurar a barca principalmente quando tracionando um peso qualquer não obstante seus enormes discos de freio com todo o ABS e controles de estabilidade e distribuição de frenagem que se tem direito, o eixo dianteiro ainda é rígido e seguro ao chassi por uma suspensão que prestigia o conforto e não a precisão.

A RAM melhorou muito desde seu modelo antigo, mas o eixo ainda é um pesado DANA 60 que às vezes reclama por liberdade em cima das dez buchas macias que o unem ao chassi. Portanto, cuidado e discrição nos excessos de ousadia: isso ainda é um caminhão para carregar peso. É uma pena que ela seja rígida na frente por causa do 4X4, mas o sistema não seja permanente, o que lhe daria uma nova agilidade como dava aos antigos Cherokee que sofriam do mesmo problema, ainda que agora muito melhorado com uma suspensão replanejada e mais segura. Ao menos no curto test drive oferecido no Autódromo do Rio de Janeiro à imprensa especializada, que não tem CNH do nível “C”, indispensável ao dirigir um veiculo de mais de 3.500 kg de PBT. Em suma, se você puxa algo pesado, essa é a picape certa..