NASF promove “Semana de Prevenção da Obesidade” de 6 a 11 de outubro

463 0
The boy eating a hamburger and french fries on white backround

 

 

A obesidade tem sido um dos grandes problemas de saúde enfrentado pela população brasileira. A falta de uma alimentação saudável e o sedentarismo são apontados como fatores preponderantes para o crescente aumento do número de pessoas com sobrepeso.

Como forma de alertar a população de Campo Verde para a necessidade de se controlar o peso e, por consequente, evitar doenças como diabetes, hipertensão arterial e colesterol, entre outras, o Núcleo de Apoio a Saúda da Família (NASF), da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá uma série de atividades durante a “Semana Municipal de Prevenção da Obesidade”, que será realizada entres os dias 6 e 11 de outubro.

A primeira atividade será no dia 6 na Feira Livre Municipal, entre 7h00 e 11h00, com orientações sobre educação alimentar e nutricional e prevenção da obesidade infantil. Haverá também distribuição de receitas saudáveis com aproveitamento integral dos alimentos.

No dia 8, também das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, na Academia da Saúde, no bairro Bordas do Lago, os temas a serem trabalhados serão a educação alimentar e nutricional e a prevenção da obesidade. As orientações serão destinadas à população em geral.

No dia 9, das 7h00 às 11h00, no Plenarinho da Câmara de Vereadores, haverá palestra com a equipe multidisciplinar de tratamento da obesidade do Hospital Metropolitano de Várzea Grande, direcionada aos educadores físicos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Equipe da saúde

O mesmo assunto será abordado no período da tarde, também no Plenarinho da Câmara, entre 13h00 e 17h00, tendo como público alvo os servidores da Unidade Descentralizada de Reabilitação, da Saúde de Atenção Básica, do Centro de Especialidades Médicas e da Secretaria Municipal de Saúde.

O tema educação alimentar e nutricional para a promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade será tratado também com os participantes do grupo antitabagismo coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 10 de outubro.

Pela manhã, os trabalhos serão com os participantes do grupo do Centro de Atenção Psicossocial, das 8h00 às 12h00. À tarde, entre 14h00 e 18h00, será a vez dos participantes que frequentam o grupo no Plenarinho da Câmara de Vereadores.

A “Semana de Prevenção da Obesidade” será encerrada com uma “blitz” na Praça João Paulo II no dia 11, das 7h00 às 13h00 com ações de educação alimentar e nutrição saudável.