banner

Mutirão Rural realiza mais de 80 mil atendimentos em 2019

351 0

Assessoria de imprensa/Senar-MT   Em 2019 o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com os Sindicatos Rurais, realizou 63 eventos do Programa Mutirão Rural, em 62 municípios mato-grossenses. Ao todo foram atendidas mais de 17 mil pessoas e realizados mais de 80 mil atendimentos. Em função de novas parcerias firmadas houve um aumento de 20% no número de atendimentos se comparado aos de 2018.

Este é um dos programas mais antigos realizado pela instituição e, somente no período entre de 2011 e 2018, foram realizados 521 eventos e atendidas mais de 160 mil pessoas. Neste mesmo período foram feitos 1.2 milhão atendimentos. “É importante esclarecer que uma pessoa pode utilizar mais de um serviço, dos mais de 30 que são ofertados em cada Mutirão Rural”, explica Carlos Augusto Zanata, popularmente como Guto Zanata.
Em 2019, o serviço mais procurado foi o de emissão de documentos, ou seja, 8% a mais que em 2018. Ao longo do ano foram plastificados mais de 17 mil e tiradas mais de 8.500 fotografias. Foram feitos 3.842 Cadastro de Pessoa Física (CPFs), 997 Carteira de Identidade (RGs) e 713 Títulos de Eleitor.
Em segundo lugar aparece a área de saúde com mais de 1.800 testes rápidos de HIV e Hepatite, a realização de 6.719 exames de vista e a entrega de 5.536 óculos de grau. Além disso, foram cerca de dois mil atendimentos dentro dos programas do Homem e da Mulher, 1.487 testes de glicemia, colesterol e triglicerídeos. “Tivemos 1.691 atendimentos médicos e 1.377 odontológicos”, destaca Guto Zanata.
E em terceiro lugar aparecem as orientações e encaminhamentos ambientais e jurídicos. Ao todo foram mais de 2.500 orientações feitas sobre Contrato de Concessão de Uso (CCU), declaração de aptidão ao Programa de Fortalecimento de Agricultura Familiar (Pronaf) e titulações.
No Mutirão Rural também são ofertadas atividades lúdicas para as crianças, corte de cabelos, jogos educativos. O Senar-MT também oferece oficinas para capacitar pessoas para atuar no setor de máquinas e implementos agrícolas. Outra oficina ofertada pelo Senar-MT, no evento é a de transformação de alimentos. “É um dia onde se pode resolver várias situações, ser capacitado, orientado e ainda se divertir”, conclui Zanata.
A reunião de balanço do Mutirão Rural 2019 realizada, nesta quarta-feira (27.11), contou com a presença dos parceiros e também do assessor de relações sindicais do Senar-MT e presidente do Sindicato Rural de Nossa Senhora do Livramento, Benedito Almeida e do assessor de relações institucionais do Senar-MT, Rogério Romanini.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Holler Box
Holler Box