Mutirão Rural atende 162.171 pessoas em 2018

471 0

Em 2018 o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais realizou eventos do Programa Mutirão Rural em 51 comunidades. Ao todo foram atendidas mais de 15 mil pessoas. Entre os anos de 2011 e 2018 foram realizados 521 eventos e atendidas 162.171 pessoas. Neste mesmo período foram realizados mais de 1.2 milhão atendimentos.

Em 2018 foram ofertados cerca de 30 tipos de serviços. Este número varia de acordo com as parcerias firmadas em cada município. O atendimento médico e odontológico, as palestras de orientação para a saúde, fotografia 3X4, emissão e plastificação de documentos estão entre os serviços mais demandados. Mas não é só isso.

No Mutirão Rural também é ofertado exames rápidos de glicemia, colesterol e trigliceris. Há ainda atividades lúdicas para as crianças, corte de cabelos, jogos educativos, declaração de Hipossuficiência para gratuidade da 2ª via de documentos e até orientação jurídica. Outros serviços como a emissão de declaração de atividade rural, orientações e encaminhamentos ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) também são oferecidos Mutirão Rural.

Além disso, com o intuito de orientar o assentado, é feita a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). “É muito importante para o produtor e trabalhador rural ter todos estes serviços num só local e no mesmo dia”, diz Celidonio. “Mas para realizar todos estes serviços, o SENAR-MT conta com dezenas de parceiros”.

Em 2018, o Mutirão Rural contou com a parceria do Procon, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rotary, Defensoria Pública e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri). Neste ano foi agregado à lista dos parceiros do Mutirão Rural, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), Justiça Comunitária, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O Mutirão Rural é um dos programas mais antigos do SENAR-MT. Entre 2011 e 2018 levou serviço e cidadania para mais de 1.2 milhão pessoas. Nos últimos três anos foi registrado crescimento no número de eventos, pessoas atendidas e atendimentos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa