Mutirão Rural acontece em cinco municípios na última semana de maio

706 0
Mutirão Rural em Nova Brasilândia

 

No próximo sábado (25), o Mutirão Rural, programa realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e dezenas de outros parceiros acontece no Assentamento São José União, na comunidade de Santo Antônio, no município de Matupá. “Em 2019 já realizamos mais 20 eventos e atendemos mais de 5.600 pessoas. Ainda estão programados para 2019 cerca de 45 Mutirões”, conta o gerente técnico Carlos Augusto Zanata, conhecido como Guto Zanata. Confira a programação abaixo.
Em apenas um dia Maria Dirce de Arruda, de 61 anos, fez exames de glicemia, colesterol e trigliceris. “Também fiz exame de vista, recebi orientações sobra a importância de alguns exames para a saúde de uma mulher e é claro: cortei o cabelo e aprendi alguns truques de maquiagem. Os três netos que foram comigo também se divertiram bastante nas atividades ofertadas ao longo do dia”.
Maria Dirce explica que se tivesse que ir à cidade para fazer tudo isso ia gastar pelo menos uns três dias. “Não temos condições de ficar tanto tempo longe da propriedade. Por isso que o Mutirão Rural é muito importante para todos nós que moramos em comunidades mais distantes”.
Dentre os mais de 30 serviços ofertados pelo Mutirão Rural em 2019, está o atendimento médico e odontológico, palestras de orientação para a saúde, fotografia 3X4, emissão e plastificação de documentos. Mas não é só isso. No Mutirão Rural também leva para as comunidades rurais exames rápidos de glicemia, colesterol e trigliceris e, há ainda atividades lúdicas para as crianças. Corte de cabelos, jogos educativos, declaração de Hipossuficiência para gratuidade da 2ª via de documentos e até orientação jurídica. Outros serviços como a emissão de declaração de atividade rural, orientações e encaminhamentos ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) também são oferecidos Mutirão Rural.
Para este ano, o Mutirão Rural conta com a parceria do Procon, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rotary, Defensoria Pública e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), Justiça Comunitária, Sicredi, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Univag – Centro Universitário.
O Mutirão Rural é um dos programas mais antigos do SENAR-MT. Entre 2011 e 2018 levou serviço e cidadania para mais de 166.171 pessoas, em 124 municípios mato-grossenses. Ao todo foram realizados 1.280.905 atendimentos em 521 eventos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO.
É IMPORTANTE RESSALTAR QUE ESTÁ PROGRAMAÇÃO ESTÁ SUJEITA Á ALTERAÇÕES.

MAIO
Sábado- (25) – Matupá – Assentamento São José União – Comunidade Santo Antônio
Segunda-Feira – (27) – Apiacás   Av. Brasil n° 1059 Bairro Primavera
Quarta-Feira – (29) – Nova Bandeirantes- Distrito Japuranã
Quinta-Feira – (30) – Paranaíta- Comunidade Nova União
Sexta-Feira – (31) – Carlinda- Escola Municipal Cecilia Meireles

JUNHO
Terça-Feira – (04) – Nova Canaã do Norte- Distrito Ouro Branco
Quarta-Feira – (06) – Colíder-Comunidade São Matheus- Escola Municipal do Campo São Matheus
Sábado- (08) – Terra Nova do Norte – Escola Municipal Norberto Schwantes
Segunda-Feira – (10) – Tabaporã – Sindicato dos Trabalhadores
Quarta-Feira – (12) – Porto dos Gaúchos – Comunidade Novo Paraná – Escola Estadual Anacleto Guiel
Sexta-Feira – (14) – Juara- Comunidade Paranorte KM 145
Segunda-Feira- (24) – Feliz Natal – Assentamento ENA
Quarta-Feira- (26) – Lucas do Rio Verde – Chácara O Galpão Zona Rural
Quinta-Feira – (27) – Nova Maringá – Associação Santo Antônio
Sexta-Feira – (28) – São José do Rio Claro – Assentamento Santana d Agua
Sábado – (29) – Nova Mutum – Comunidade Ranchão

Equipe de Comunicação do Senar-MT

Holler Box
Holler Box