MT Escola de Teatro forma os primeiros profissionais em artes cênicas

379 0

 

 

Os frutos da parceria entre a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a Secretaria de Cultura (SEC-MT), que tornou a MT Escola de Teatro um polo de formação superior em teatro, começam a ser colhidos com a colação de grau de 33 alunos, no próximo dia 10 de dezembro, às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá, onde o curso foi ministrado.
Os primeiros alunos do projeto deverão se formar na próxima semana, já que o curso tem dois anos de duração. Eles receberão o diploma pela Unemat com o título de tecnólogos em artes cênicas. Dessa maneira, ganham tanto a comunidade quanto o mercado de trabalho, o lazer e a cultura.
Dos 33 formandos, 15 de são da área de atuação, 4 de dramaturgia, 3 de direção, 3 de produção, 3 de cenário e figurino, 3 de iluminação e 2 de sonoplastia.
Para a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, a parceria com a Associação Cultural Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça (ADAAP) para oferta do curso é motivo de imensa satisfação. “De modo que formaremos a primeira turma com a certeza de que cumprimos as metas, em consonância com o anseio social e compromisso com a cultura”, declara.
A MT Escola de Teatro utiliza o sistema pedagógico desenvolvido pela Associação dos Artistas Amigos da Praça, que administra a SP Escola de Teatro, uma das maiores e mais conceituadas escolas de artes cênicas da América Latina. “Nós, da MT Escola, temos como missão ser a ponta de lança na vanguarda das artes, nos antecipando ao debate e à reflexão sobre tópicos que consideramos essenciais”, destaca Ivam Cabral, Diretor Executivo da ADAAP.
Conforme Gilberto Luiz Canavarros Nasser, secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso, a MT Escola forma profissionais do palco e dos bastidores comprometidos com a realidade. “É uma honra para o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, atuar nesta parceria que revela bons indicadores no desenvolvimento das artes em nosso estado”, exalta o secretário.
De 05/12/18 à 10/01/19 estarão abertas as inscrições para os cursos de tecnologia em teatro da MT Escola de Teatro. As vagas são para as áreas de atuação, cenografia e figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural. As inscrições podem ser realizadas no site da Unemat (www.unemat.br/vestibular).
Serviço
O que: Colação de grau da primeira turma de alunos do curso universitário de Teatro
Quando: 10 de dezembro, às 19h30
Onde: Cine Teatro Cuiabá (Avenida Getúlio Vargas, 247, Centro)