Morre aos 87 anos a “Dama de Ferro” Margareth Thatcher, ex-primeira ministra da Inglaterra

331 0
A poderosa ex-ministra da Inglaterra padecia reclusa nos últimos anos vítima de demência senil
A poderosa ex-ministra da Inglaterra padecia reclusa nos últimos anos vítima de demência senil

 
Morreu nesta segunda-feira (8.4) aos 87 anos após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) a ex-ministra britânica Margaret Thatcher, que esteve no comando da política bretã entre 1979 e 1990.

Conhecida como “Dama de Ferro”, ela foi uma das figuras dominantes na política inglesa no século XX, e a sua política, que ficou conhecida como “thatcherismo”, influencia políticos e é criticada até hoje.

Segundo o portal G1, após sua morte, o atual premiê britânico, David Cameron, disse que o Reino Unido “perdeu uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica”.

Thatcher se tornaria a primeira mulher a ser pirmeira-ministra britânica. Ela ocupou o cargo por três mandatos consecutivos em um período de profundas transformações na geopolítica internacional que acabaria culminando com a queda do Muro de Berlim (1989) e o fim da União Soviética (1990).

Em 2012, a história da ex-primeira-ministra foi mostrada nas telas do cinema na interpretaçao da atriz Meryl Streep no filme “Dama de Ferro”.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *