Trechos ofensivos de apostila foram copiados da Internet

302 0
 *O Instituto Concluir foi o responsável pela elaboração da apostila

*O Instituto Concluir foi o responsável pela elaboração da apostila

 

Material foi distribuído para alunos de curso oferecido em Santo Antônio do Leverger
Os trechos distorcidos e ofensivos dos textos sobre a história de municípios de Mato Grosso, utilizados pelo “Instituto Concluir”, em uma apostila elaborada para o Governo do Estado, foram copiados do site da “Desciclopedia”.

O material foi distribuído a alunos de um curso de qualificação profissional em Santo Antônio de Leverger, cujo objetivo é formar mão-de-obra para a Copa do Pantanal. No total, foram impressas 6 mil apostilas, que seriam distribuídas a 60 municípios.

O diretor do Instituto Concluir, Aroldo Portela, assumiu a responsabilidade pelo episódio e isentou a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setas), comandada por Roseli Barbosa. Ele atribuiu o fato a “sabotagem”.

A Desciclopeia é uma espécie de sátira da Wikipédia, uma “enciclopédia livre”, de conteúdo sério, feita com a colaboração de leitores. “A Desciclopédia é uma (des)enciclopédia escrita com a colaboração de seus leitores. Este site utiliza o sistema de programação Wiki, que permite a qualquer pessoa, inclusive a você, piorar de imediato qualquer artigo clicando em editar no menu superior de cada página”, diz o site, em sua apresentação.

Em outro trecho de sua apresentação, o site diz, em tom de clara gozação: “A Desciclopédia em língua portuguesa foi criada em 3.567 antes de Cristo a partir da tradução do conteúdo da versão original, em aramaico, e cresceu desde então com a produção de novos verbetes. A comunidade vem crescendo dia após dia. Porém precisamos de mais colaboradores para podermos ampliar o número de artigos em língua portuguesa e expandir, melhorar e consolidar os que já existem”.

As apostilas foram impressas e distribuídas às cidades de Santo Antônio do Leverger, Poconé, Barão de Melgaço e Cáceres. Somente parte delas estavam com erros, segundo o instituto.

Confira as páginas de onde foram copiados os textos para a confecção das apostilas:

Poconé – http://desciclopedia.org/wiki/Pocon%C3%A9

Barão de Melgaço – http://desciclopedia.org/wiki/Bar%C3%A3o_de_Melga%C3%A7o

Santo Antônio do Leverger -http://desciclopedia.org/wiki/Santo_Ant%C3%B4nio_do_Leverger

Cáceres – http://desciclopedia.org/wiki/C%C3%A1ceres_%28Mato_Grosso%29

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *