Servidores do Detran-MT encerram greve de 18 dias

228 0
*A paralisação foi declarada ilegal pela Justiça no dia 29 de outubro
*A paralisação foi declarada ilegal pela Justiça no dia 29 de outubro

 

Categoria ainda espera acordo com o governo em audiência no próximo dia 17
Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) decidiram em assembleia realizada nesta quinta-feira (12) terminar a greve que já durava 18 dias em todo o Estado.

De acordo com a categoria, a decisão por terminar a greve é temporária, até o dia 17 de novembro, que é quando acontecerá a segunda audiência de Conciliação no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ). Caso o governo não entre em negociação com a categoria, a greve pode começar novamente.

A decisão pela retomada das atividades foi tomada uma vez que o governo já afirmou que só iria negociar com a categoria caso a greve, que foi considerada ilegal, fosse suspensa.

Para a presidente do Sindicato dos servidores do Detran (Sinetran), Daiane Renner, o governo está “tentando manobras” para não negociar e que, se não houver acordo  na próxima reunião, eles pretendem paralisar as atividades por tempo indeterminado.

“O governo utiliza a greve como justificativa para não negociar, então suspendemos a greve para a reunião da próxima terça-feira. Agora essa reunião tem que por um fim definitivo a todo o impasse, com o atendimento da pauta de reivindicações, caso contrário a greve será retomada”, diz Daiane.

Durante a reunião entre os servidores e o Governo, na sexta-feira (11), o secretário Paulo Taques disse que não haveria mais negociações, porque a greve foi considerada ilegal.

“Mantivemos o cronograma de chamamento dos aprovados até 2018. Não podemos chamar um número maior porque ultrapassaríamos a Lei de Responsabilidade Fiscal”, disse o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques.

A contraproposta dos servidores pedia a nomeação, até novembro, de 70% dos concursados e do restante em junho de 2016. Isso ajudaria a diminuir o déficit que a autarquia têm de servidores efetivos em todas as unidades do Estado.

O Governo explicou que já extrapolou os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal no mês de setembro. Por isso, segundo a Secretaria de Gestão do Estado, a nomeação imediata de todos os aprovados seria impossível.

As atividades serão retomadas a partir de amanhã (13), em todo o Estado.

Multa dobrada

Na última segunda-feira (9), a pedido do Governo de Mato Grosso, a Justiça dobrou para R$ 200 mil por dia a multa imposta ao Sinetran, por descumprimento da ordem de encerramento da greve.

A paralisação foi declarada ilegal pela Justiça no dia 29 de outubro. O sindicato foi notificado no dia 3 de novembro, mas ignorou a ordem do Poder Judiciário.

Além disso, tumultuou a entrada e imediações do Palácio Paiaguás por dois dias na semana passada.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *