MT abre mais 3 turmas de MBA em Cooperativismo

376 0

unnamed

 

A educação cooperativista chega ao interior do Estado

Cuiabá (MT) 29 de maio de 2015 – A Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso – Sistema OCB/MT, através do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Mato Grosso – Sescoop/MT – está investindo pesado na educação cooperativista. “A educação cooperativista tem como proposta provocar transformações e ser alicerce de desenvolvimento sustentável econômico e social. O verbo de Mato Grosso é cooperar e isso não se faz sem uma educação”, disse o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.

A estratégia vem sendo colocada em prática. Cerca de 500 dirigentes, executivos e funcionários das cooperativas mato-grossenses já participaram dos cursos de pós-graduação com ênfase no cooperativismo. E a demanda para essa formação é grande. Dados do Sistema OCB/MT mostram que 46,48% das pessoas que vivem em Mato Grosso estão ligadas ao cooperativismo. Isso representa 1,4 milhão de cidadãos.

Para suprir essa necessidade o Sistema OCB/MT está com três novas turmas em andamento do Curso de Pós Graduação em Gestão de Cooperativas. Essa nova fase dos cursos de MBA segue com duas turmas para o interior do Estado, com inscrições abertas em Sinop e Primavera do Leste. Nos dias 19 e 20 de junho tem aula inaugural da 9ª Turma em, Cuiabá, a 10ª Turma será em Sinop, com a primeira aula nos dias 04 e 05 de setembro, e a 11ª Turma na cidade de Primavera do Leste nos dias 24 e 25 de setembro.

“Estamos ampliando e descentralizando o atendimento em virtude do alto índice de demanda. Para se ter uma ideia, a 8ª turma que está em andamento contou com 150 candidatos para 35 vagas, portanto ficaram mais de 120 pessoas sem serem atendidas”, salienta o superintendente do Sistema OCB/MT, Adair Mazzotti. A proposta do Sistema OCB/MT, segundo Mazzotti “é potencializar a formação junto às cooperativas que tem demanda reprimidas e necessidade urgente de formar seus dirigentes e executivos, aprimorando assim o processo de governança e gestão em suas cooperativas”. O superintendente anunciou que estão sendo planejadas novas turmas para outras regiões ainda não beneficiadas e “temos uma nova turma em Cuiabá a partir de janeiro de 2016 em andamento”.

O Curso de Pós Graduação em Gestão de Cooperativas conta com o apoio da ESCOOP (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) e parceria com a FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara / RS).

Com a abertura das turmas em Sinop e Primavera do Leste, as cooperativas que encaminharam pré-inscrições para a Turma IX que será realizada em Cuiabá a partir do dia 19 de junho, tiveram suas inscrições remanejadas conforme, considerando a proximidade do município. Assim a Turma IX, de Cuiabá, vai atender os alunos de Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo dos Parecis, Campos de Júlio, Cuiabá, Curvelândia, Diamantino, Nova Olímpia, Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos, Tangará da Serra, Várzea Grande.

A Turma X, de Sinop, vai abranger as cidades de Alta Floresta, Carlinda, Colíder, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Sorriso, Terra Nova do Norte, Vera. A Turma XI, de Primavera do Leste, atenderá os municípios de Barra das Garças, Campo Verde, Paranatinga, dos Parecis, Campos Verde, Marcelândia, Primavera do Leste, Rondonópolis.

Os cursos tem valor subsidiado pelo SESCOOP/MT através de bolsa auxílio, que compreende a 75% do custo total, cabendo a cooperativa a contrapartida de 25%, divididos em 16 parcelas. Os interessados em participar dos MBA precisam ser dirigente, empregado ou cooperado em cooperativa registrada e adimplente com o Sistema OCB/MT.

As cooperativas que desejarem incluir pré-inscrições para as Turmas X – Sinop e XI – Primavera do Leste deverão enviar a Ficha de Matricula assinada pelo presidente até a data de 12/06/2015 para o e-mail matriculas@sescoopmt.coop.br.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *