Médicos fazem acordo com Mendes e encerram a greve

220 0
Médicos entraram em greve em outubro, protestando contra o sucateamento na Saúde em Cuiabá
Médicos entraram em greve em outubro, protestando contra o sucateamento na Saúde em Cuiabá

Do: MidiaNews

 

Categoria diz que deu voto de confiança ao prefeito eleito e volta ao trabalho dia 2

Os médicos da rede pública de Cuiabá decidiram encerrar a greve iniciada no dia 22 de outubro deste ano. Segundo o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT), a categoria se reuniu com o prefeito eleito por Cuiabá, Mauro Mendes (PPS), e firmou um acordo que garantiria solução imediata para os problemas considerados mais graves.

O fim da paralisação está previsto para a próxima quarta-feira (2), um dia após a posse da nova administração municipal.

A presidente do Sindimed, Elza Queiros, disse ao MidiaNews que, durante reunião, Mendes garantiu que, já no primeiro mês de seu mandato, irá solucionar os problemas emergências das unidades de saúde de Cuiabá.

“Ficou acordada a solução de quatro dos principais problemas que a Saúde Pública enfrenta. Do jeito que está, é impossível pedir aos médicos que voltem ao trabalho. O sistema de Saúde de Cuiabá está totalmente sucateado: não há nem papel higiênico, copo descartável, nem mesas e cadeiras. Demos um voto de confiança ao novo prefeito e acreditamos que ele está, de fato, empenhado em solucionar esse caos”, disse a médica.

Mendes se comprometeu em sanar a falta de equipamentos básicos à rede pública de saúde, como compra de medicamentos, material de limpeza, entre outros.

Também será realizado um mutirão para acabar com as filas na lista de espera para realização de exames e consultas a especialistas.

Haverá um reforço na equipe de segurança das unidades de saúde da Capital. Segundo o Sindimed, constantemente, médicos são agredidos – verbal e fisicamente – pela população que se irrita com a deficiência do sistema.

Servidores do Pronto-Socorro de Cuiabá, que estão com salários atrasados, terão as folhas de pagamento colocadas em dia.

Todas as adequações devem ser realizadas até o dia 30 de janeiro, conforme acordo firmado entre Mauro Mendes e a categoria.

Comissões

Para a solução imediata dos problemas apresentados pelo Sindimed, Mendes propôs a criação de duas comissões de trabalho, formadas por médicos e membros de sua equipe.

As comissões terão a missão de realizar um diagnóstico, no período de uma semana, da real situação da Saúde em Cuiabá.

Uma das frentes de trabalho vai atuar na Central de Regulação, fazendo um levantamento da quantidade de pessoas que estão na fila de espera dos exames e consultas com especialistas.

A outra frente vai vistoriar todas as unidades de saúde – policlínicas, PSF, Pronto-Socorro-, e verificar quais equipamentos e materiais de consumo estão em falta.

Após a conclusão dos relatórios, a Secretaria de Saúde vai providenciar a aquisição dos materiais, equipamentos e remédios.

Greve

Cerca de 700 médicos da rede pública de Saúde em Cuiabá entraram em greve por tempo indeterminado no dia 22 de outubro deste ano.

O movimento grevista afetou diretamente o atendimento nas policlínicas e postos de saúde da Capital.

Durante este período, apenas 30% dos médicos trabalharam, mantendo os serviços públicos de urgência e emergência.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *