Max Russi comemora notícia sobre aporte financeiro para Hospital de Jaciara

257 0

Informação foi dada pelo secretário Marco Bertúlio em reunião que debateu sobre a estadualização da unidade
unnamed (1)

“Depois de tantos anos de luta pelo reconhecimento da qualidade do atendimento do Hospital Municipal de Jaciara para toda a região do Vale do São Lourenço, e da importância da destinação de recursos estaduais para a manutenção dos serviços, podemos enfim acreditar numa nova realidade para o município e para a unidade de saúde, que há tanto espera por investimentos”. Foi assim que o deputado estadual Max Russi (PSB) comemorou a notícia do possível aporte financeiro a ser destinado pelo Governo do Estado para auxiliar o município no atendimento da região.

A informação foi repassada na última sexta-feira (19/06) pelo secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio, durante debate sobre a estadualização do Hospital Municipal. O titular da pasta explicou que é possível o Governo assumir o aporte financeiro mas que, no momento, não há condições de assumir a estadualização da unidade.

“As equipes técnicas da Saúde já estão realizando estudos para que seja realizado o co-financiamento de hospitais de pequeno porte pelo Estado junto aos municípios. Entendemos a importância do Hospital Municipal de Jaciara no contexto da região para o atendimento da população e é fundamental que discutamos condições para que ele funcione e funcione bem, por isso remetemos aos próprios prefeitos dos municípios circunvizinhos para que façam essa equalização junto a equipe técnica da SES com o objetivo de saber como conseguiremos operacionalizar esse apoio do Estado para o funcionamento do Hospital”, ressaltou o secretário.

O secretário ressaltou ainda que o Estado tem optado em primeiro momento pela gestão pública direta, num segundo momento pela gestão por serviços filantrópicos e só em uma terceira situação por serviços terceirizados. Segundo ele, em conversa anterior foi proposto que o Consórcio da Região Sul fosse o ordenador dos serviços com demandas reprimidas, como consultas especializadas e cirurgias. O objetivo agora é propor que seja discutido pelo Consórcio a validação e a pactuação desse aporte na região para que o Hospital de Jaciara atenda como referência os municípios circunvizinhos, que são Juscimeira, São Pedro da Cipa e Dom Aquino. “O deputado Max Russi vai se reunir com os representantes desses municípios até o dia 15 de julho a fim de fazer esse apontamento e nos subsidiar em uma tomada de decisão”, pontuou Bertúlio.

COMISSÃO – Antes da reunião na Câmara, uma comissão formada por prefeitos, vereadores e outras autoridades dos municípios do Vale do São Lourenço realizou uma visita técnica ao Hospital de Jaciara. A agenda faz parte dos trabalhos da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, que pretende conferir in loco as condições dos hospitais públicos do Estado de Mato Grosso. A primeira visita foi realizada em Jaciara a pedido do deputado Max Russi, membro-titular da Comissão, que já vinha discutindo com o secretário Marco Bertúlio sobre a regionalização da unidade de saúde, e mesmo da destinação de novos aportes financeiros para auxiliar no atendimento de saúde daquela região.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *