Consórcio perdedor da licitação para TI vai recorrer e fala até em ir à Justiça Federal

312 0

Do: Olhar Direto

Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa
Foto: Darwin Júnior – Olhar Copa

A licitação milionária dos serviços de TI da Arena Pantanal, onde se inclui instalação de iluminação, placar eletrônico e telão, já tem um bom ingrediente para se transformar em novela. O segundo colocado no certame – consórcio Arena Pantanal – decidiu, após a publicação, no Diário Oficial do Estado do grupo homologada pelo Governo – Consórcio CLE – que vai recorrer e promete procurar todas as esferas da Justiça para reverter o resultado. Os perdedores garantem que o consórcio CLE está completamente irregular e vê afronta em inúmeras exigências do edital. O prazo recursal é de cinco dias úteis e se expira na próxima sexta-feira (7).

Uma reunião marcada para esta tarde, entre os representantes das empresas que formam o consórcio Arena Pantanal servirá para a discussão dos caminhos que serão tomados para derrubar a decisão do Governo do Estado de homologar o CLE. De acordo com os representantes do consórcio perdedor, será montado um recurso pontuando todas as irregularidades do vencedor. A equipe jurídica já está trabalhando na geração de um documento.

“O nosso concorrente simplesmente atropelou o edital. Em mais de 10 itens, apresentam irregularidades impraticáveis e foram homologados assim mesmo. Vamos protocolar nosso recurso até quarta-feira. Não podemos nos calar diante do absurdo. Vamos procurar o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público em busca de uma reversão. Se não conseguirmos sucesso, vamos até a esfera federal e à última instância possível. Não vamos nos entregar”, assegurou um representante do Consórcio Arena Pantanal.

O consórcio perdedor é formado pelas empresas Complexx, DSS, Ausep (MT) e Santa Rita (PR), segundo lugar na tomada de menor preço com proposta de R$ 105.087.045,42. Resta agora, um prazo recursal de cinco dias úteis. Se não for apresentado o recurso até a próxima sexta-feira, o Governo do Estado encerrará o processo e emitirá a ordem de serviço para o CLE.

Homologação

A homologação do Consórcio CLE para os serviços de TI da Arena Pantanal foi publicado nesta segunda-feira, no Diário Oficial do Estado. O CLE foi declarado vencedor do certame através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC) 005/2013, pelo menor preço, para suprir a Arena Pantanal de todos sistemas de Teconologia da Informação (TI) incluindo iluminação, sonorização, placar eletrônico e telecomunicações.

O consórcio vencedor é formado pelas empresas Canal Livre Engenharia e Etel Engenharia e Automação (Várzea Grande). A empresa ganhou com proposta de R$ 98 milhões. Segundo o Governo, na etapa de habilitação, foram preenchidos todos os requisitos do edital. Vale lembrar que os serviços de tecnologia na Arena Pantanal terão o terceiro maior orçamento da Copa em Cuiabá.

Os serviços de TI compreendem a instalação, configuração, realização de testes, garantia, treinamento, manutenção operação e suporte para implementação dos sistemas de Telecomunicações; Sistema de TV (infraestrutura), IPTV e Signage; Sistemas de Segurança (CFTV, Controle de Acesso ; Sistema de Sonorização e telão (Giant Screens); Sistema de Automação Predial (BAS) e Sistema de Broadcasting, Iluminação e parte elétrica.

Segundo fontes, o CLE veio amparado comercial e tecnicamente por grandes fabricantes mundiais como Panasonic, que faz os jogos Olímpicos desde 1984, Harmam, Legrand, Risco Group, Allied, Philips, Begin, entre outras que irão participar do projeto em todas as etapas. As empresas deverão ser mobilizadas nos próximos dias já que o prazo para a entrega das obras é curta.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *