Mato Grosso é líder com 67% da produção nacional de girassol

306 0

 

 

G1MT

Produtores do estado iniciam a colheita, previsão é de aumento de 53% na produção.

A maior parte da produção de girassol do país sai de Mato Grosso. As lavouras do estado já estão cobertas por um tapete amarelo, o que indica a chegada de uma boa colheita. Segundo os números da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a produção mato-grossense deve atingir 75 mil toneladas na safra 2011/12, que corresponde a 53% de aumento em relação a safra anterior, quando a colheita chegou a 49 milhões de toneladas.
A cidade de Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, é o maior produtor nacional com 36.200 hectares de área plantada. Um ponto a favor dos produtores da região é que a planta se adapta bem ao cerrado e tolera bem a escassez de água.
O produtor Sérgio Stefanello, por exemplo, reservou quatro mil hectares de suas terras para a cultura. A produção atende ao mercado de pássaros e de óleo. “Os capítulos [da planta] estão grandes, pesados. Eles estão começando a encher o grão e consequentemente baixando a flor. E isso é o maior sinal de produtividade alta. Como o girassol acompanha a soja a expectativa é que o preço seja muito bom”, observou.
No município, está instalada uma indústria que beneficia o grão, o que incentiva ainda mais a produção de girassol. A indústria tem capacidade de processar 200 toneladas de sementes por dia com a produção de 70 mil toneladas de óleo e 120 toneladas de farelo.
Com esse mercado o agricultor Ricardo Giacomet, que planta soja, resolveu também investir no girassol há quatro anos. Como o clima foi favorável ele deve colher 30 sacas por hectare, tudo vai para a alimentação de pássaros. “Eu optei em produzir girassol nesta safra”, observou.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *