Mato Grosso apoia Campanha de Conscientização de Medula Óssea

540 0

 

 

Segundo Nininho, a campanha ganhou mais força, não por ser uma lei, mas porque as pessoas entenderam o significado do cadastro de doador
A Semana Estadual da Importância da Conscientização da Doação de Medula Óssea, conforme a Lei Estadual nº 9.807/2012, de autoria do deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, teve início no dia 22 de maio e encerra nesta quinta-feira (31). O evento contou com a participação especial da médica Danielli Cristina Muniz; dos diretores do MT-Hemocentro, Silvana Salomão e Wolney Taques, além dos profissionais de diferentes áreas da saúde do interior.
Segundo o parlamentar, a campanha ganhou mais força, não por ser uma lei, mas porque as pessoas entenderam o significado do cadastro de doador de medula óssea consciente.
“Estamos encerrando mais uma campanha, mas fiquei feliz de saber que durante o ano todo a população procura o MT-Hemocentro para se cadastrar voluntariamente, e claro, durante a campanha os cadastros aumentam. O doador de medula óssea é a esperança de vida de pacientes que estão na fila de espera, alimentar o banco e dar esperança para muitas vidas”, sensibilizou Nininho, que também parabenizou o MT- Hemocentro por manter a campanha “viva” todos os anos. “A direção do MT-Hemocentro, os colaboradores e todos os voluntários estão de parabéns pela mobilização”.
Este ano, a campanha alcançou a conquista de descentralizar quatro Unidades de Coleta e Transfusão (UCT) do interior, nos municípios de Rondonópolis, Cáceres, Sorriso e Sinop. De acordo com a diretora do MT-Hemocentro, Silvana Salomão, tal conquista vai garantir que a informação sobre a doação de medula chegue as regiões compreendidas pelos municípios descentralizados de maneira eficiente.
“Com certeza será mais cômodo para a população participar das campanhas, porque não terão que se deslocar para a capital, sem falar que precisamos alcançar a variedade de genótipos”, comemorou a diretora.
A coordenadora do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, Danielli chamou a atenção para o cadastro, ressaltando a importância de fazer o cadastro somente as pessoas que realmente têm o desejo de doar.
Sobre o encerramento da campanha, a enfermeira Juliana Cíntia uma das responsáveis pela coleta, disse que está muito satisfeita com o resultado da campanha. “A gente percebe que a semente foi plantada e os frutos com certeza em breve serão colhidos, é emocionante ver as pessoas vindo realmente disposto a ser doadores de medula óssea voluntários”.

Vânia Neves

Assessoria de Imprensa
Deputado Nininho (PSD)