Marcha pede realização de ‘sonho de Luther King’ em Washington

686 0

Ag. Reuters
Ato reuniu milhares de pessoas para lembrar os 50 anos do discurso “Eu tenho um sonho” e pedir oportunidades de emprego para negros

 *Marcha para lembrar Luther King reúne dezenas de milhares de pessoas em Washington (Kevin Lamarque/Reuters)

*Marcha para lembrar Luther King reúne dezenas de milhares de pessoas em Washington (Kevin Lamarque/Reuters)

Dezenas de milhares de pessoas marcharam na cidade de Washington, neste sábado, para comemorar 50 anos do aniversário do discurso “Eu tenho um sonho”, de Martin Luther King Jr. O grupo também pediu oportunidades de emprego para negros, fim da violência armada, aumento dos direitos das mulheres e reforma nas leis de imigração. “Acreditamos em uma nova América. Chegou a hora de marchar para uma nova América”, disse o líder dos direitos civis e comentarista de televisão MSNBC, reverendo Al Sharpton, à multidão predominantemente negra, dos degraus do Memorial Lincoln.
Sharpton e outros oradores prestaram homenagem a Martin Luther King e outros líderes dos direitos civis, o que, segundo as lideranças do ato, possibilitou a vitória de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos. “King viu a possibilidade de um Obama, há 50 anos. O mundo é feito de sonhadores que mudam a realidade por causa de seu sonho. E o que devemos fazer é dar aos nossos jovens sonhos de novo”, disse Sharpton.
A celebração deste sábado, chamada “Ação nacional para realizar o sonho”, foi liderada por Sharpton e Martin Luther King III, filho mais velho de King. Organizadores esperavam 100.000 pessoas para assistirem ao comício e à marcha do Memorial Lincoln ao Monumento a Washington, passando pelo Memorial Martin Luther King Jr.
Histórico – King estava entre seis organizadores da marcha de 1963, e levou cerca de 250.000 pessoas para as escadas do Memorial Lincoln, no National Mall, de onde fez seu discurso “Eu tenho um sonho”. O discurso e a marcha ajudaram a impulsionar a aprovação da Lei dos Direitos Civil e a Lei dos Direitos de Voto em 1964 e 1965, respectivamente. King ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1964. Ele foi assassinado em 4 de abril de 1968, aos 39 anos.
Obama está programado para falar na quarta-feira em uma cerimônia que marca o aniversário da marcha no Memorial Lincoln.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *