Mais de 1.200 pessoas foram capacitadas gratuitamente em Campo Verde no 1º semestre de 2019

845 0

A parceria entre o Sindicato Rural de Campo Verde e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, Senar-MT, já capacitou mais de 1.200 pessoas no município só no primeiro semestre de 2019.

Entre janeiro e junho foram 97 eventos realizados, entre cursos, palestras, programas e outros projetos na área de aprendizagem rural.

Em abril deste ano, o Sindicato Rural de Campo Verde recebeu pela terceira vez consecutiva prêmio de Melhor Sindicato Regional, título relacionado à execução dos cursos do Senar. Os critérios para a premiação envolvem fatores qualitativos e quantitativos, como número de inscritos,  número de aprovados, preenchimento de vagas, realização ou cancelamento de eventos, dentre outros. O Senar é dividido 11 regionais em todo o estado de Mato Grosso.

Para o presidente do Sindicato Rural de Campo Verde, Gladir Tomazelli, os cursos de capacitação e outros programas são uma ótima oportunidade ao mercado local. “Todos possuem conteúdo de alta qualidade. O senar possui instrutores bastante capacitados. Quem está procurando oportunidade de inserção no mercado de trabalho tem nestes cursos um bom caminho e, do outro lado, os empregadores também ganham,  por terem a oportunidade de qualificar seus colaboradores e encontrar mão-de-obra capacitada na região”.

Foram realizados cursos como Operação de Pá Carregadeira, Produção de Suplementos na Propriedade Rural, Operação de empilhadeira, Relacionamento Interpessoal, cursos relacionados a normas de segurança do trabalho, Formação de Brigada de Incêndio, Rédeas de Equinos, Inclusão Digital Rural, Manejo de Gado de Corte, Classificação de soja e milho, dentre outros.

Adair Gilsandro Hanzen, que trabalha no Sindicato Rural como mobilizador do Senar, explica que o planejamento anual de cursos e programas é construído em parceria com as propriedades rurais parceiras, no ano anterior, em encontros com o Senar-MT, o que ajuda a mapear as necessidades do mercado. Alguns dos cursos e treinamentos são fechados (quando alguma propriedade solicita capacitação e preenche todas as vagas dentre seus colaboradores) e outros têm vagas abertas a todos os interessados que preencham os requisitos.

“Trabalhamos em parceria com o Senar, que é uma instituição bem reconhecida e que tem no seu portifólio treinamentos e cursos necessários para o Trabalhador poder executar algumas funções dentro de uma empresa. Planejamos tudo com bastante antecedência para chegar no resultado que esperamos, Cursos com qualidade, atendendo o Produtor Rural do nosso Município”, conta Adair.

Em 2018, o Sindicato Rural de Campo Verde, através do Senar-MT, capacitou 1.417 pessoas ao longo do ano, com a realização de 102 cursos, palestras e programas. Em 2019 a meta até o final do ano é chegar próximo a 1.800 pessoas beneficiadas.

Fonte: Sindicato Rural de Campo Verde

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *