Mais da metade do algodão produzido no Brasil é destinado ao exterior

222 0

Do: Agrodebate

 
China se destaca como o maior comprador da pluma brasileira

Devido ao lento consumo de algodão na indústrias têxtil brasileiras, as exportações da pluma estão voltadas para o mercado internacional. Do total produzido neste ano, de 1,8 milhão de toneladas, 54% foram embarcados ao exterior, somando 1,02 milhão de toneladas. De acordo com o último boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), os dados preliminares de setembro apontam que 631 mil toneladas foram exportadas, representando 62% do total produzido no país.

Desta forma, os produtores acreditam que a tendência de que as exportações sejam maiores que o consumo interno continue em outubro, quando historicamente os embarques da pluma registra os maiores volumes do ano. De janeiro a agosto, as exportações do algodão superaram em 146% os embarques do acumulado dos oito primeiros meses do ano passado. A China se destaca como um dos maiores compradores da pluma brasileira, importando em agosto de 2012 cerca de 55 mil toneladas.

Enquanto isso, os preços da pluma no mercado disponível acompanham a tendência de queda na Bolsa de Nova Iorque. Esta semana os preços em Campo Verde ficaram apenas 12% superiores aos contratos internacionais, de US$ 80,25 contra US$ 71,5, respectivamente.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *