Lava de vulcão no Havaí destrói mais de dezenas de casas

564 0

Terray Sylvester

*Erupção do vulcão Kilauea, no Havaí 05/06/2018 REUTERS/Terray Sylvester
Foto: Reuters

Um crescente fluxo de lava saindo de uma fissura no sopé do vulcão Kilauea, no Havaí, destruiu mais dezenas de casas e ocupou uma pequena baía no leste da maior ilha do Estado norte-americano, estimaram autoridades da defesa civil na terça-feira.

Os números mais recentes –até 80 estruturas a mais do que o contabilizado anteriormente como destruídas pela lava em duas subdivisões recentemente esvaziadas– pode levar o número de casas e outros prédios perdidos durante os últimos 30 dias a quase 200.

Esse número faria com que as perdas de propriedades em decorrência da instabilidade do Kilauea, que entrou em seu 34º dia na terça-feira, alcançasse o mesmo nível das 215 estruturas destruídas pela lava durante todos os 35 anos do último ciclo de erupção do vulcão, que começou em 1983.
Na segunda-feira, a agência de defesa civil do Havaí informou que o número confirmado de construções perdidas devido à atual erupção era de 117, em sua maioria propriedades residenciais. Cerca de 80 destas estruturas foram destruídas na comunidade Leilani Estates, onde fissuras de lava surgiram no chão no dia 3 de maio, no lado leste do vulcão.