Jovens Empreendedores Primeiros Passos é apresentado a secretários de Campo Verde

809 0

Com o objetivo de estimular a criatividade e o pensamento crítico, além de incentivar os estudantes a sonhar e ter vontade de realizar seus sonhos, o Programa Jovens Empreendedor Primeiros Passos (JEPP) foi apresentado na manhã de hoje (28) ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Altair Donizete Restani, e à secretária de Educação e Cultura Andrea Schroeter.

De acordo com a gestora do Projeto, que é uma iniciativa do SEBRAE/MT, Viviane Pozzolo, serão ofertados 9 cursos independentes com temáticas variadas e duração de seis meses para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. “O objetivo desse Programa é trabalhar as características de comportamento empreendedores junto com os pilares da Educação”, explicou.

Conforme informou Viviane, os professores passarão por cursos de formação para atuarem no Programa e se verem como protagonista, para que possam, dessa forma, divulgar esse protagonismo para os alunos. “Para que o jovem, quando chegar na fase de escolher uma profissão, que ele tenha esse direcionamento e saiba escolher de acordo com as características que ele desenvolveu no decorrer do ensino fundamental e médio”, disse ela.

Viviane destacou que o Programa, que trabalha a transversalidade do empreendedorismo com a sustentabilidade, a cooperação, a ética e a cidadania, já está sendo desenvolvido em 60 municípios de Mato Grosso.

“O resultado tem sido encantador”, ressaltou. “Porque no final ele culmina com a Feira do Jovem Empreendedor, que é aonde a gente vê as práticas que eles aprenderam e a mudança de cultura dos alunos, sendo, por exemplo, mais organizados, [que] saibam fazer uma administração dos recursos”, completou.

Conforme frisou o secretário Altair Donizete Restani, o JEPP faz parte do Programa Cidades Empreendedoras Sustentáveis – no qual Campo Verde está inserido – a receptividade da Secretaria de Educação ao Programa foi muito boa.

“Eles entenderam a importância dessa ação, onde nós vamos levar o empreendedorismo para esses jovens, que vão aprender com esse programa, o que é ser um empreendedor, o que é ser dono do seu próprio negócio”, disse.  A previsão, segundo Restani, é que a primeira etapa do JEPP seja iniciada em agosto e concluída em dezembro.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *