Incêndio em shopping na Rússia deixa 64 mortos

384 0

De acordo com autoridades locais, entre as vítimas há algumas crianças, pois o fogo atingiu área de recreação do estabelecimento

*Incêndio deixa dezenas de mortos em shopping na cidade russa de Kemerovo, na Sibéria (Maksim Lisov/Reuters)

Um incêndio em um movimentado shopping na cidade de Kemerovo, na Sibéria, Rússia, deixou ao menos 64 mortos, incluindo muitas crianças. De acordo com informações divulgadas na manhã desta segunda, o fogo, um dos mais letais no país desde o colapso da União Soviética, consumiu os andares superiores do shopping, onde ficavam um cinema e uma área de recreação infantil, na tarde de domingo.
Os serviços de emergência disseram ter extinguido o fogo, mas em seguida afirmaram que as chamas voltaram e que equipes de resgate estavam tendo dificuldade para chegar aos andares superiores do prédio porque o teto havia desabado. Imagens de televisão mostraram uma densa fumaça preta saindo do edifício ainda nesta segunda-feira.
PUBLICIDADE
Segundo a imprensa local, pelo menos 41 crianças podem estar entre as vítimas. O número de mortos pode subir nas próximas horas, já que muitas pessoas ainda estão desaparecidas.
Um menino de 11 anos e uma jovem de 18 anos que saltaram do terceiro andar para escapar das chamas se encontram em estado grave, informou a ministra da Saúde, Veronika Skvortsova.
O governo local, que anunciou três dias de luto, afirmou que encontrou “diversas violações” das normas de segurança no shopping center, incluindo a ausência de sinalização em caso de incêndio e as saídas de emergência fechadas nas salas de cinema.
Segundo o vice-governador da região, Vladímir Chernov, o incêndio provavelmente começou no complexo infantil. “A suspeita preliminar é de que uma criança tinha um esqueiro que incendiou a espuma do local”, afirmou. A emissora russa Rossiya 24 TV, contudo, afirmou que uma falha elétrica é a causa mais provável do fogo.
Quatro pessoas foram detidas para interrogatórios, entre elas o presidente da empresa que administra o shopping center, de acordo com o Comitê Investigativo russo. O dono do complexo de recreação infantil também está sendo questionado.
O presidente russo Vladimir Putin expressou “profundas condolências” aos parentes das vítimas, anunciou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.
(Com Reuters e AFP)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *