Inadimplência do consumidor sofre a maior alta da década para o mês de abril

491 0

 

SÃO PAULO – A inadimplência dos consumidores acelerou 4,8% em abril deste ano, na comparação com março.
De acordo com o Indicador Serasa Experian da Inadimplência do Consumidor, divulgado nesta quarta-feira (16), na comparação entre o mês passado e o mesmo mês de 2011, o crescimento foi de 23,7%. No primeiro quadrimestre de 2012, o índice apresentou variação de 19,6%.
Os economistas da Serasa Experian explicam que o aumento da inadimplência do consumidor mostra que as dificuldades de honrar as despesas de início de ano, aliadas ao endividamento crescente, se estenderam para além do mês de março, considerado o mais crítico do ano. Dessa forma, abril de 2012 registrou a maior variação mensal para este mês desde 2002.
Decomposição A inadimplência não bancária (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) puxou a alta do índice com variação de 8,8% e contribuição de 3,5%, enquanto as dívidas com os bancos apontou crescimento de 4,3% e contribuição de 2,1%.
Já os títulos protestados e os cheques sem fundos contribuíram para que o indicador de inadimplência do consumidor não subisse ainda mais, com queda de 13,7% e 7,4% e contribuição negativa de 0,2% e 0,7%, respectivamente.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *