IMAmt marca presença em Congresso Brasileiro de Algodão com vasta produção editorial

317 0

O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) marca presença no 10º Congresso Brasileiro do Algodão, em Foz do Iguaçu, com uma produção editorial vasta e diversificada. O material que está sendo distribuído no estande compartilhado com o Instituto Algodão Social (IAS), no Recanto Cataratas Thermas Resort e Convention, tem como destaques a edição ampliada e revisada do “Manual de Boas Práticas de Manejo do Algodoeiro” e o segundo número do Boletim de P&D, que estão sendo lançados durante o 10º CBA.

DSC_0035

“O bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis BOH., 1843) nos cerrados brasileiros: Biologia e medidas de controle” é o título do Boletim de P&D, cujo tema é a maior praga da cotonicultura brasileira.

Desde sua criação em 2007, o IMAmt vem desenvolvendo pesquisas visando melhorar a produção de algodão em Mato Grosso e busca difundir as novas tecnologias desenvolvidas para o seu público-alvo: os agricultores associados à Ampa (Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão) e seus colaboradores (engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e outros profissionais de campo).

“As publicações do IMAmt nasceram com o objetivo principal de levar aos produtores de algodão de Mato Grosso as informações produzidas pelos pesquisadores do instituto e de outras instituições parceiras. Aos poucos, percebemos a importância de documentar os dados gerados pela pesquisa como uma forma de ampliar as possibilidades de difusão do conhecimento”, conta Alvaro Salles, diretor executivo do IMAmt.

A lista de publicações do instituto inclui circulares técnicas, notas técnicas, boletins e manuais, sendo que cada material tem seu perfil e suas especificidades. As circulares técnicas, explica a pesquisadora Patrícia de Andrade Vilela, têm uma linguagem mais acessível, visando os técnicos que atuam nas fazendas produtoras de algodão e focando assuntos que fazem parte do dia a dia das propriedades, como a importância da destruição dos restos culturais do algodoeiro, por exemplo. Até hoje, 20 circulares técnicas foram publicadas. Elas são distribuídas pelos assessores técnicos regionais (ATRs) ao pessoal de campo e também estão disponíveis para download nos sites do IMAmt e da Ampa. As notas técnicas seguem a mesma linha das CTs, porém são mais curtas.

Outro tipo de publicação é o Boletim de Identificação, que, como diz o nome, tem o propósito de ajudar os técnicos a identificar problemas comuns nas lavouras, como pragas, doenças e nematoides, assim como seus inimigos naturais. Bastante ilustrado, esse tipo de material é geralmente distribuído nos treinamentos realizados pelo IMAmt e atualizado a cada dois anos.

Mais recentemente, o IMAmt lançou outro tipo de boletim, com uma linguagem e uma abordagem mais científica. Trata-se do Boletim de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). O primeiro número teve como tema “O algodoeiro e os estresses abióticos” e o segundo, que está sendo lançado oficialmente durante o 10º CBA, aborda a praga-chave do algodoeiro: o bicudo. Esse boletim tem o pesquisador Jean Belot como editor técnico e traz artigos dos mais renomados pesquisadores, fazendo uma revisão bibliográfica sobre o tema e trazendo os mais recentes resultados alcançados pela pesquisa no controle do bicudo-do-algodoeiro.

O portfolio de publicações do IMAmt inclui ainda dois manuais que são referência: o “Manual de Boas Práticas de Manejo do Algodoeiro” e o “Manual de Beneficiamento do Algodão”. Este último, segundo Patrícia, é o único do gênero disponível em língua portuguesa e se destaca por sua abrangência. Já o “Manual de Boas Práticas de Manejo do Algodoeiro”, que é um material de grande utilidade para quem trabalha com a cotonicultura, foi ampliado e atualizado. A nova versão do manual está sendo lançada no CBA, evento que será realizado em Foz do Iguaçu até sexta-feira.

“Para nós, é um motivo de orgulho acompanhar o crescimento do IMAmt e o alcance do trabalho realizado pelo instituto, juntamente com seus parceiros, através dessa gama de publicações sobre os temas mais relevantes da cotonicultura”, comenta Gustavo Piccoli, presidente da Ampa e do IMAmt.
Os materiais publicados pelo IMAmt têm apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).
Sobre o 10º CBA – O Congresso Brasileiro do Algodão é uma realização da Abrapa – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, e está sendo promovido no Hotel Recanto Cataratas Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O evento tem como tema central “Qualidade. Caminho para a Competitividade”.
Maiores Informações: http://www.congressodoalgodao.com.br

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *