I Encontro da Pastoral da Saúde dos Hospitais Camilianos de Campo Verde e Rondonópolis

804 0
Representantes da Pastoral e diretoria dos hospitais São Camilo

Evento discutiu Campanha da Fraternidade e relevância dos trabalhos sociais
No último sábado, 14, foi realizado o I Encontro das Pastorais da Saúde dos Hospitais Camilianos de Campo Verde, Hospital Coração de Jesus, e Rondonópolis, Hospital Regional. Durante um dia inteiro, colaboradores, coordenadores da Pastoral, agentes e diretoria refletiram sobre a importância do grupo nos hospitais e sobre a Campanha da Fraternidade de 2012 que discute a Saúde Pública.
O evento contou com participações ilustres, como Pe. Alexandre Martins, coordenador do ICAPS (Instituto Camiliano das Pastorais da Saúde),  Pe. João Paulo Nolli, pároco da diocese de Rondonópolis e Pr. Marley Arantes, representante da Igreja Batista de Campo Verde. Além dos diretores Wagner Dias, do Hospital Regional e Everton Marcos, de Campo Verde, a comunidade cristã também se fez presente.
Baseado na Campanha da Fraternidade deste ano, o evento teve como tema “Estive Enfermo e me Visitastes” (Cf. Filêmon 1,7). O encontro buscou inspiração religiosa para conscientizar o público presente quanto à importância de se propor a ajudar o outro na manutenção do bem estar físico e espiritual.

Padre Alexandre Martins efetuando palestra

“Manter a saúde e a fé devem ser princípios dentro e fora das unidades hospitalares. Promover o cuidado com o outro, o amor sem esperar nada em troca, levar palavras de apoio, esperança, ou simplesmente estar com o doente, são sem dúvidas modos de agir que farão a diferença na vida de muitas pessoas”, afirma a coordenadora da Pastoral da Saúde do Hospital Camiliano de Campo Verde, Alaene Fernandes.
A coordenadora reforçou ainda que o projeto de capacitação de pessoal para a capelania camiliana em Campo Verde já está em fase de organização para unificar as religiões e capacitá-las para se engajarem nas ações da Pastoral da Saúde.
As atividades tiveram início às 8h e foram intercaladas com palestras, animações e dinâmicas. O grupo da Renovação Carismática Católica (RCC – Campo Verde) agitou o evento com músicas de louvor. Os “Loucos de Alegria”, jovens universitários de Rondonópolis que realizam visitas solidárias levando mensagens de alegria e descontração, também animaram o evento.

Grupo da Renovação Carismática Católica de Campo Verde

“Tornar a sociedade mais sensível no que tange a realidade carente e precária que muitas vezes visualizamos em nosso meio é a nossa proposta. Queremos proporcionar ao irmão a caridade fraterna que o próprio Cristo nos ensinou”, destacou Carleni de Sousa, coordenadora da Pastoral do Hospital Camiliano de Rondonópolis.
Mais de 120 pessoas prestigiaram o evento que marcou o alavancar das Pastorais da Saúde Camilianas na região, uma prioridade da São Camilo que busca a humanização diária em seus hospitais. Segundo Everton Marcos de Oliveira, diretor administrativo do Hospital Camiliano de Campo Verde, a participação da comunidade campoverdense e rondonopolitana foi significativa.
“Esperamos que a partir deste encontro, as pessoas possam viver a experiência do cuidado com o ser humano de forma fraterna e solidária dentro das nossas instituições e fora delas também”, frisou.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *