Hospital Coração de Jesus e CAPS se unem na 1° Caminhada Pela Vida

473 0

 

Setembro Amarelo é o mês da prevenção ao suicídio e luta pela vida.

O mês de setembro é lembrado pelas diversas ações no intuito de chamar atenção da população para prevenção de casos suicídios, a campanha “Setembro Amarelo” que acontece em nível nacional, promovida pelo Ministério da Saúde através das unidades básicas e pelos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) é uma das mais extensas, pois o problema existe em todos os municípios e as doenças que levam os indivíduos a cometer este ato, geralmente são silenciosas, justamente por não se falar sobre muito esse assunto ele acontece de maneira velada e frequente.

Campo Verde não é diferente, o município já registrou vários casos de suicídios e tentativas de suicídio nos últimos anos, mas o assunto é tratado com descrição até mesmo pela imprensa.

Para promover a desmitificação desses fatos e até mesmo promover a prevenção do tratamento dessas doenças, O Hospital Coração de Jesus, juntamente com o CAPS de Campo Verde está promovendo algumas ações neste sentido, uma das mais importantes é a 1° Caminhada Pela Vida, que será realizada no próximo dia 10 de setembro.

A Caminhada que terá inicio as 7h com a concentração dos participantes, vai se iniciar as 7h30 em ponto, percorrendo as avenidas Mato Grosso e Brasil até a chegada da Praça João Paulo II, onde vão estar os stands das equipes do CAPS de Campo Verde, onde serão distribuídos panfletos e prestadas informações sobre as doenças psíquicas, principais responsáveis por quadros de depressão que podem levar o paciente ao suicídio.

A enfermeira chefe do Hospital Coração de Jesus, Hingridy Rodrigues explicou que “apesar de  Hospital Coração de Jesus não ser referencia no tratamento de doenças relacionadas a psiquiatria e psicologia, geralmente quanto existem crises nós realizamos o primeiro atendimento e depois encaminhamos ao CAPS. Diante disso observamos a necessidade de estarmos trabalhando com o CAPS, principalmente neste mês de setembro, onde aumentamos a intensificação da luta pela vida, ou seja, a prevenção do suicídio. Quando nós falamos sobre esse assunto ainda temos um tabu, não somente aqui mas em todo o Brasil, por isso queremos aproveitar esse mês de conscientização para falarmos mais sobre esse assunto, para que as pessoas procurem tratamento, não tenham medo de falar sobre isso, para que junto ao CAPS nós possamos realizar um trabalho melhor e acabar com esse pré-conceito que muitos fazem sobre esse assunto.”

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentaram tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio. Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda.

Mas para chegar a esse ponto geralmente os pacientes dão indícios do problema, o objetivo da 1° Caminhada Pela Vida é justamente de alertar as pessoas quanto isso, por isso toda a população de Campo Verde está convidada a fazer parte desta luta e evitar que mais pessoas percam suas vidas de formas banais em nosso município. Inclusive a campanha está divulgando o telefone 188, onde as pessoas podem ligar para falar sobre os problemas que lhe afligem, de forma muito discreta, até mesmo encaminhar as pessoas ao tratamento necessário.

A camiseta da 1° Caminhada Pela Vida já está sendo comercializada pelo valor de R$ 20,00, o dinheiro arrecadado vai servir para intensificar as ações da “Campanha Amigos do Coração” promovida pelo Hospital Coração de Jesus em parceria com a sociedade civil organizada e empresas, que visa melhorias no hospital que atende toda a população de Campo Verde e região. Elas podem ser adquiridas  a partir desta terça-feira (04) no próprio Hospital Coração de Jesus e também  na unidade do CAPS de Campo Verde.