Honda lança CB 300R e XRE 300 2013 com motores flex

679 0

CB300R Amarela 3-4 Frente  copy_thumb[1]
Modelos ampliam a linha de motos bicombustíveis da Honda

Líder de vendas entre as motocicletas, a Honda está lançando duas novas motos com motor flex. Após modelos com motores 125 e 150, a fabricante lança agora a CB 300R e a XRE 300 com motor flex,. De quebra, ainda tiveram seu visual atualizado.

A novidade da CB 300R é o defletor na lateral integrado à carenagem e localizado próximo ao tanque de combustível. Na traseira, apresenta lanterna exclusiva e a rabeta curta e afilada, reforçando sua leveza. O assento em dois níveis garante o conforto tanto do piloto quanto do garupa. Para este último, há também alças em alumínio, que completam o design da motocicleta e oferecem mais conforto e segurança.
O painel traz ainda uma nova luz indicadora, que acenderá sempre que houver uma elevada concentração de etanol (álcool) no tanque e temperatura ambiente abaixo de 15ºC no momento da partida que indicará uma possível dificuldade de partida a frio do motor. Após o aquecimento do motor, a luz se apagará.
A CB 300R é equipada com o motor DOHC (Double Over Head Camshaft), de 291,6 cm3, com duplo comando de válvula no cabeçote, monocilíndrico, quatro tempos, com quatro válvulas e radiador de óleo. Enquanto a motocicleta desenvolve torque de 2,82 kgf.m a 6.500 rpm e potência 26,53 cv a 7.500 rpm quando abastecida a gasolina, estes valores mudam para 2,86 kgf.m a 6.500 rpm e 26,73 cv a 7.500 rpm , respectivamente quando utilizado álcool.

CB300R Vermelha 3-4 Frente copy_thumb[1]

O modelo é equipado com suspensões dianteira do tipo garfo telescópio com 130 mm de curso, e traseira monoamortecida com 105 mm de curso. A CB 300R utiliza pneus esportivos largos e de perfil baixo, do tipo 110/70 – 17 M/C na dianteira e 140/70 – 17 M/C na traseira, que garantem estabilidade, tração e aderência necessária. As rodas de alumínio de cinco raios duplos e 17 polegadas.
A versão 2013 Standard conta apresenta freio dianteiro a disco com 276 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão e traseiro, também a disco, com 240 mm de diâmetro. Há também a opção de freios C-ABS, que reúne os benefícios do ABS (Anti-Lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Completando o conjunto, existe o Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura acionada com chave sextavada e combinação magnéticas) e comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).
Disponível nas cores preta, vermelha metálica e amarela, a CB 300R 2013 está disponível nas concessionárias Honda desde fevereiro de 2013. O preço público sugerido é de R$ 11.990,00 (versão Standard) e R$ 13.690,00 (C-ABS). Os valores têm como base o Estado de São Paulo, e não incluem despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano.

A XRE 300 objetiva a não só a satisfação diária pela cidade como também curtas viagens em estradas de terra. Seu design é distinto e reforça XRE 300 Branca 3-4 Frente_thumb[1]o seu visual “adventure”. A novidade da linha 2013 fica por conta de uma carenagem interna integrada com o para-lama principal e que oferece uma proteção maior contra respingos.
Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças de alumínio integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência.
Completo e totalmente digital, o painel de instrumentos está integrado à carenagem do farol e é possível fazer a leitura do marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetro total e parcial, injeção eletrônica, piscas, farol alto e neutro, além da nova luz indicadora do sistema Flex. Destaque também para o aumento da capacidade do tanque de combustível. Com 13,4 litros, garante maior autonomia.

A XRE 300 é equipada com motor DOHC (Double Over Camshaft), de 291,6 cm3, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar, radiador de óleo e sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Desenvolve potência máxima de 26,1 cv a 7.500 rpm e torque 2,81 kgf.m a 6.500 rpm quando alimentada com gasolina, e 26,3 cv e 7.500 rpm e 2,85 kgf.m a 6.500 rpm, respectivamente, quando for abastecida com etanol.
Pensando em absorver os impactos e assegurar resistência a torções, o conjunto de suspensão apresenta, na dianteira, garfo telescópio com 245 mm de curso. Na traseira, conta com mono-amortecida do tipo Pro-link e balança de alumínio, com 225 mm de curso, garantindo uma pilotagem macia e agradável.
A motocicleta recebe rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, com aro em alumínio. Os pneus são de uso misto.
Na versão Standard, conta com freio dianteiro a disco, com 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão, e o traseiro também a disco, com 220 mm de diâmetro de pistão simples. Já a versão com C-ABS, recebe a tecnologia Honda para modelos on/off road. O sistema é equipado com sensores de velocidade nas rodas traseira e dianteira, um módulo de controle que processa as informações fornecidas por estes sensores, cáliper de três pistões na dianteira, freio a disco na traseira e luz de advertência do funcionamento no painel.
A segurança é reforçada pela presença do Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e combinações magnéticas) aliado ao comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição).
A XRE 300 2013 está disponível nas concessionárias Honda nas cores preta, vermelha metálica e branca, e tem garantia de um ano, sem limite de quilometragem. O modelo tem preço público sugerido de R$ 13.290 (versão Standard) e R$ 14.990,00 (versão C-ABS). Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro.
Por Thiago Ramos

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *