Histórico mostra que Palmeiras pode ser campeão com mais duas vitórias e um empate

328 0

Do: Globo Esporte

Pontuação máxima de um vice-campeão no Brasileiro foi de 72 pontos; para chegar a 73, time de Luiz Felipe Scolari precisa de mais sete dos 18 ainda em disputa

*Marcos Ribolli

Cada vez mais distante na liderança do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras pode confirmar antecipadamente o título, dependendo também de resultados alheios, em mais três jogos.

Mas, independentemente da matemática, o histórico mostra que, se ao final das próximas seis rodadas, o time de Luiz Felipe Scolari somar mais sete pontos (duas vitórias e um empate) e chegar a 73, é muito grande a chance de ser campeão.

No formato atual de pontos corridos com 38 rodadas, a pontuação máxima de um vice-campeão foi de 72 pontos – o Grêmio de 2008 e o Atlético-MG de 2012. Neste momento, o Palmeiras soma 66, com cinco de vantagem para o segundo colocado, Internacional.

Em edições anteriores, porém, houve campeões até com pontuação menor do que 73 pontos. Casos de 2009 (Flamengo, com 65 pontos), 2010 (Fluminense, com 71 pontos), 2011 (Corinthians, com 71 pontos) e 2017 (Corinthians, com 72 pontos).

Antes da vitória do último sábado sobre o Santos, o capitão do Palmeiras, Bruno Henrique, disse que o elenco e a comissão técnica não têm feito contas. A ideia que Felipão passa aos jogadores é de que todas as partidas são decisivas a partir de agora.

– Não trabalhamos com números futuros. O Felipão bate muito na tecla de jogo a jogo, a gente não entra nessa questão de que faltam tantos pontos ou de que lá no futuro precisamos ganhar tantos jogos. Temos que pensar no próximo jogo – comentou o volante.