Grupo Raio de Luz participará de festival nacional de teatro em Minas Gerais

257 0

O Grupo Raio de Luz, de Campo Verde, teve sua inscrição aceita no 12º Festival Nacional de Teatro (Fenta), que será realizado entre os dias 24 e 27 de janeiro em Governador Valadares (MG). 23 grupos teatrais participarão do evento, que é uma realização da Prefeitura de Governador Valadares, da Casa do Teatro Centro Cultural, do Circuito Minas de Teatro e da Companhia de Artes Asas do Invento.

Composto por atores formados pelo Centro Cultural de Campo Verde, o Raio de Luz levará ao palco mineiro a peça do Índio ao Algodão, escrita por Elair Xavier e adaptada pelo ator e diretor Charles Pierre.

O espetáculo, que conta a história da colonização de Campo Verde desde os tempos em que a região era habitada pelos índios bororo, passando pela chegada das famílias Borges e Fernandes no século 19, até os dias atuais, quando o cerrado deu lugar ao cultivo do algodão, da soja e do milho, transformando o município em um dos mais desenvolvidos de Mato Grosso.

A peça “Do Índio ao Algodão” foi apresentada no Festival Velha Joana, em Primavera do Leste em novembro do ano passado e conquistou quatro prêmios: Destaque nas categorias Melhor Figurino, Melhor Cenário e Melhor Sonoplastia (João Bosco Nogueira Alves). Charles Pierre ganhou como Destaque Melhor Ator.

Para a supervisora de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura Fátima Conti, participar de um festival nacional – e em outro estado – é uma grande conquista e mostra que o trabalho desenvolvido pelos atores, técnicos e diretores tem apresentado o resultado esperado.

De acordo com Fátima Conti, o Grupo Raio de Luz retomou os ensaios da peça visando a participação no Fenta e a Secretária de Educação e Cultura está trabalhando agora na organização da viagem para Minas Gerais.