Grevistas do Detran-MT protestam na inauguração da primeira obra da Copa

264 0
protestoinauguraponte620x465
*Manifestantes protestaram durante inauguração de obra (Foto: Pollyana Araújo/ G1)

Do: G1 MT
Coletiva com governador quase foi interrompida por manifestantes.
Servidores usaram megafones, faixas e cartazes para protestar.
Em greve há mais de uma semana, os servidores do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran) fizeram um protesto nesta terça-feira (29), durante o evento de inauguração da primeira obra para a Copa de 2014, em Cuiabá. Com megafones, faixas e cartazes, eles pediram ao governador Silval Barbosa que atenda as reivindicações da categoria, sendo que a principal delas é de investimentos no órgão, que, segundo o Sindicato dos Servidores do Detran do Estado (Sinetran), encontra-se sucateado.

Por alguns minutos, Silval teve que dividir a atenção com os manifestantes e quase teve o discurso ‘abafado’ pelo barulho que o grupo estavam fazendo, durante entrevista coletiva antes da solenidade de inauguração da ponte ligando a Rua Antônio Dorilêo com a Avenida Beira Rio, sobre o Rio Coxipó. Na mesma ocasião, foram entregues oficialmente as obras de pavimentação de 2,5 km de uma rua também interligando as avenidas Antônio Dorilêo com a Beira Rio, no bairro Coophema, e de asfaltamento da Rua Camburiú, no Parque Geórgia, em Cuiabá, à rua de acesso à Rodovia Palmiro Paes de Barros.
Seguranças impediram que os manifestantes se aproximassem do governador e o protesto terminou depois que o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, conversou com os integrantes do grupo.
O governador disse, ainda na coletiva, que “o movimento é livre”. “Em momento nenhum fechamos um canal de diálogo, assim como aconteceu na educação”, disse, se referindo à greve histórica dos professores e profissionais da educação que durou mais de dois meses e terminou há pouco mais de uma semana. Ele disse que, apesar dos grevistas pedirem mais investimentos à instituição, somente neste ano já foram repassados R$ 36 milhões ao Detran.
Os servidores entraram em greve para reivindicar a realização de concurso público e, consequentemente, a redução de cargos comissionados; a reestrururação organizacional, além de repasses de recursos ‘emergenciais’ para dar condições de trabalho necessárias para os servidores que atuam na sede do Detran e nas Ciretrans.
De acordco com a presidente do sindicato, Veneranda Acosta, a reducão de cargos comissionados vai gerar uma redução de R$ 3 milhões por ano aos cofres públicos. “Propomos que o Detran tenha sua estrutura reformulada, com a redução de mais de 50 cargos de chefias e que os demais cargos sejam preenchidos por pessoas qualificadas, que entendam do objeto de trabalho e que estejam livres de pressões políticas, a fim de prestar um atendimento estritamente técnico, profissional e imparcial a todos os usuários”, disse.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *