Grande Cuiabá tem mais de 8 mil acidentes de trânsito em dez meses

300 0
No feriado de 15 de novembro, carros colidiram na
Avenida Mato Grosso (Foto: Leandra Ribeiro/G1)

Do: G1 MT
Dados do Samu apontam que maioria dos acidentes envolveu motos.
No mesmo período foram registrados 634 atropelamentos e 18 mortes.

De janeiro a outubro deste ano, 8.134 acidentes de trânsito foram registrados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Saúde (Samu) que prestou, na ocasião, atendimento para essas vítimas em alguns trechos das avenidas e ruas de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital. De acordo com os dados do Samu, desse total, a maioria dos atendimentos envolveu motociclistas, que contabilizaram 5.401 ocorrências somente este ano.
Até outubro deste ano, somente na capital cuiabana, segundo o Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran), a frota de carros de passeios contabilizava 330.983 veículos. A disputa por espaço no trânsito entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres resultou em acidentes que culminaram com 18 vítimas fatais, de acordo com dados da Polícia Militar. Outros 634 acidentes com atropelamento foram registrados no mesmo período.
Em janeiro deste ano a estudante de jornalismo Jaqueline Larissa, de 22 anos, foi atropelada na região central de Várzea Grande e morreu. Na ocasião, o motorista aparentava estar embriagado, segundo testemunhas que presenciaram o fato. Em setembro, um acidente no cruzamento da Avenida Senador Metelo com a Avenida Comandante Costa, em Cuiabá tirou a vida de Ariana da Cruz e Santos, de 24 anos. Na época, a moto em que a jovem estava colidiu com um veículo e Ariana morreu no local.

Em um caso mais recente, na noite da última quinta-feira (15), um adolescente de 13 anos morreu após ser atropelado por um carro de passeio no bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá. De acordo com a Polícia Civil, o condutor do veículo perdeu o controle da direção e atropelou a vítima, que estava em uma bicicleta. Depois de atropelar o adolescente, o motorista do veículo ainda bateu em outro carro que estava estacionado. Segundo a polícia, testemunhas contaram que o suspeito apresentava sinais de embriaguez e fugiu do local sem prestar socorro à vítima.
Conscientização
Neste domingo, 18 de novembro, é comemorado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Em lembrança à data, o Detran-MT iniciou uma campanha para conscientizar os condutores de veículos. “O objetivo do Detran de Mato Grosso é lembrar das vítimas de trânsito e solidarizar com a dor das famílias, chamar a atenção à escala epidêmica de mortos e feridos em decorrência de acidentes de trânsito e enfatizar a necessidade de ações de prevenção das batidas”, frisou o coordenador geral de Educação no Trânsito do Detran-MT, Luiz Carlos Guimarães.

Uma das ações da campanha foi iluminar o monumento localizado na praça Ulisses Guimarães, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), uma das avenidas onde são registrados mais casos de acidentes de trânsito. “A ideia é fazer com que os condutores reflitam sobre a responsabilidade no trânsito e, consequentemente, diminuam o índice de acidentes”, alertou Guimarães. De acordo com Detran-MT, esta ação deve ser realizada em todos os estados do país.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *