Governo cria escola militar em Lucas do Rio Verde

524 0

Unidade iniciará as aulas já no segundo semestre, esta foi a 8ª escola militar anunciada pelo Governo

Gcom-MT

*O governador Pedro Taques, que anunciou escola militar em Lucas do Rio Verde

 

O município de Lucas do Rio Verde (350 km a médio-norte de Cuiabá) ganhou uma escola modelo de gestão militar. A unidade deverá iniciar as atividades no início do segundo semestre, ofertando 180 vagas. Esta é a 8ª escola militar criada no último ano no Estado.

 

Nesta sexta-feira (13.04), o governador Pedro Taques, juntamente com a secretária de Estado, Educação, Esporte e Lazer, Marioneide Kliemaschewsk, o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, e o prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, anunciaram a nova unidade.

 

O governador Pedro Taques ressaltou que esta é a sétima escola modelo de gestão militar criada nos últimos 12 meses.

 

“Agora Mato Grosso conta com nove escolas militares, referência em aprendizagem e com um dos melhores Idebs (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Estado. Foram mais de 30 anos desde a criação da primeira escola, lá em 1986, pelo então governador Wilmar Peres de Farias, agora estamos interiorizando esta ideia e criando nona escola militar de Estado”.

 

Conforme a secretária Marioneide Kliemaschewsk, fornecer uma educação de qualidade é o principal objetivo da Seduc. “O governador tem um lema de nunca deixar nenhum mato-grossense para trás. Esse lema se reflete neste importante projeto que é levar uma educação pública de qualidade para todas as regiões do Estado”.

 

A secretária ressaltou que as escolas militares atendem um pedido da própria comunidade e que levar diversas opções de ensino, mantendo sempre a qualidade como o padrão é a principal missão da Secretaria.

 

A criação da unidade já foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) n° 1.426. Conforme o documento, a escola receberá o nome de “PM Adriana Morais Ramos”.

 

A nova escola é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e o município de Lucas do Rio Verde que cedeu o prédio para o início das atividades enquanto uma nova escola será construída. Neste primeiro momento, a escola funcionará no prédio do Instituto Padre João Peter e receberá anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano).

 

Assim com as demais escolas da rede estadual de Educação, a Escola Militar segue a matriz curricular da Seduc. Ela funciona em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que fica responsável pelas coordenadorias pedagógicas, administrativa e financeira. Os militares também são autorizados a ministraram aulas, desde que estejam devidamente habilitados, em consonância com a legislação educacional.

 

Esta foi a 8ª escola militar anunciada pelo Governo. Agora, além da Escola Militar Tiradentes, localizada em Cuiabá, o Estado conta com unidades em Sorriso, Confresa, Nova Mutum, Juara, Rondonópolis, Barra do Garças e Alta Floresta, que tem a primeira Escola Militar do Corpo de Bombeiros.

 

PRÓ-ESCOLAS

 

De acordo com o governador Pedro Taques, o Estado já entregou 43 novas escolas nos últimos três anos e Lucas do Rio Verde já conta com outros dois projetos em andamento. “Nós entregamos uma nova escola a cada 25 dias até o momento e aqui nós visitamos as obras da EE Tarsila do Amaral, no bairro Bandeirantes, que terá 16 salas e uma capacidade para atender 1440 alunos”.

 

Além da unidade, o município ainda receberá um Centro Integrado Escola Comunidade (Ciec) com 18 salas, laboratórios, quadra poliesportiva coberta e capacidade para atender mais 1,5 mil alunos. O projeto já está em fase de licitação.