Fux libera para julgamento restrição ao foro de ministros do governo; Primeira Turma do STF vai decidir

648 0
Supremo já decidiu que foro de deputados e senadores só vale para crimes cometidos no mandato. Primeira Turma analisará se denúncia contra Blairo Maggi (Agricultura) deve ficar na Corte ou não. O ministro Luiz Fux liberou para julgamento, pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, uma questão de ordem que definirá se a denúncia contra o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP-MT), deve ou não sair do STF.
O Supremo já decidiu restringir o foro privilegiado de deputados e de senadores a crimes cometidos durante o exercício do mandato e em função da atividade parlamentar.
Na prática, o caso de Blairo deverá levar a Primeira Turma a analisar como se dará o foro privilegiado para ministros do governo.
Isso porque os fatos relacionados à denúncia do Ministério Público contra Blairo Maggi não ocorreram no exercício do mandato dele de senador (do qual está licenciado), mas, sim, quando ele era governador de Mato Grosso.
A Primeira Turma é composta pelos ministros Luix Fux, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Alexandre de Moraes e Marco Aurélio Mello.
O que diz a PGR
Há duas semanas, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo que envie a denúncia para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), instância responsável por julgar governadores.
Raquel Dodge argumentou que os fatos não aconteceram durante o mandato de Maggi como senador. Diante disso, a procuradora-geral afirma que, como o STF definiu que esse tipo de crime não prevê mais o foro privilegiado para parlamentar, o caso não deve continuar no Supremo.
Embora o entendimento seja válido apenas para deputados e senadores e não inclua ministros de Estado, Dodge considera que deve ser aplicada para Blairo Maggi porque ele é senador licenciado.
Entenda a denúncia
Raquel Dodge acusou Blairo Maggi de corrupção ativa. Segundo a procuradora, em 2009, como governador do Mato Grosso, ele participou de suposto esquema de compra e venda de cadeiras no Tribunal de Contas do Estado.
Também foi acusado o ex-deputado estadual Sérgio Ricardo de Almeida, atualmente conselheiro do Tribunal de Contas do estado do Mato Grosso. Na denúncia, Dodge afirma que há provas de que o grupo pagou propina que pode chegar a até R$ 12 milhões para comprar uma cadeira no tribunal.
Agora, Raquel Dodge argumenta que o caso deve ir ao STJ porque o Supremo só restringiu o foro de parlamentar, mas não o de conselheiro de tribunal de contas. Como Sérgio Almeida tem foro privilegiado no STJ, o caso deve ser tocado naquele tribunal.
Ainda não há previsão de data para a Primeira Turma ou o plenário do STF avaliarem a questão.
A assessoria de Blairo Maggi já afirmou que a denúncia causa “profunda estranheza” e “indignação” no ministro porque, segundo a assessoria, o caso já foi arquivado pelo STF.