Fórum do Desenvolvimento Econômico do Chapadão do Parecis apresenta resultados da produção agrícola da região

377 0


Com uma área de três milhões de hectares destinadas ao agronegócio, a região do Chapadão do Parecis, está entre as quatros regiões de Mato Grosso com maior índice produtividade,  20% de participação na produção de milho e 23% na produção de soja. Considerado o Estado com maior produtividade de grãos do país, Mato Grosso possui uma produção de 57 milhões de toneladas de soja e milho.

Segundo dados do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), a produção de soja no Chapadão do Parecis em 2008 era de 4, 5 milhões de toneladas, já em 2017 chegou a 6,1 milhões com aumento de 39%. O milho obteve crescimento de 242%, o algodão 113% e o rebanho 28%.

Com todo esse crescimento, a perspectiva do Imea é que de 2017 a 2025 a produção de soja aumente em 46%, já a de carnes cresça em 68%. O Chapadão do Parecis também se destaca pelo grande volume de soja convencional produzida na região e por ser responsável pela maior produtividade do Estado de milho de pipoca.

Sem grandes indústrias, a região do Chapadão do Parecis possui 49 agroindústrias, sendo 27 algodoeiras, cinco laticínios, quatro frigoríficos de gado bovino, três frigoríficos de suínos, um frigorífico de ave, três usinas de etanol, duas esmagadoras de girassol, duas esmagadoras de milho, uma esmagadora de soja e uma planta de biodiesel.

De acordo com o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, o Chapadão do Parecis vem surpreendendo com seus resultados e com as ferrovias que devem passar pela região nos próximos anos, o Chapadão do Parecis deve crescer muito mais. “Essa é uma região que possui um destaque diferenciado, tem bom relevo, clima bom e solo fértil o que favorece a produção”, destacou.

Todos esses resultados foram apresentados durante o Fórum do Desenvolvimento Econômico do Chapadão do Parecis que encerrou as ações do segundo dia da 11ª edição da Parecis SuperAgro. Além de produtores, estudantes e visitantes da feira, também prestigiaram o fórum, o prefeito Rafael Machado de Campo Novo do Parecis, prefeito de Diamantino, Eduardo Capistrano, prefeito de Sapezal, Valcir Casagrande e prefeito de Nova Marilândia, Juvenal Alexandre.

Ao final do fórum aconteceu uma rodada de perguntas, onde os participantes pontuaram questões relacionadas ao tema em destaque, oportunidades, logística, geração de emprego e estimativa de ampliação das agroindústrias da região.

Atenciosamente,
Cairo Lustoza – Jornalista