Fortes chuvas provocam vazamento de água contaminada em Fukushima

292 0

Após medição, técnicos constataram que o nível de estrôncio 90 presente na água está 70 vezes superior ao mínimo permitido para o descarte. Substância pode provocar câncer nos ossos

*Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica observam usina de Fukushima (HO/AFP)
*Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica observam usina de Fukushima (HO/AFP)

Água altamente radioativa proveniente da usina nuclear de Fukushima vazou após fortes chuvas que caíram na região no último domingo, informaram autoridades japonesas. O conteúdo tóxico, com altas quantidades do isótopo estrôncio 90, estava armazenado em tanques e protegido com barreiras de proteção. Mas o excesso de águas fez com que os tanques trasbordassem, espalhando água contaminada pela área da usina.
De acordo com o site da BBC, técnicos que cuidam da manutenção da planta nuclear, abalada por um terremoto e um tsunami em marco de 2011, temem que a água contaminada siga para o mar. A água está sendo usada para resfriar os reatores nucleares danificados e após o uso precisa de tratamento adequado antes de ser descartada.
Uma medição constatou que os níveis de radiação do estrôncio 90 estão 70 vezes superiores ao limite permitido para o descarte. O estrôncio-90 é um subproduto radioativo da fissão de urânio e de plutônio presentes no interior de um reator nuclear. A substância é facilmente absorvida pelo corpo humano e pode causar câncer nos ossos.
Mais chuvas são esperadas no Japão e a meteorologia local prevê também um tufão ainda nesta semana.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *