Flamengo perde da LDU, deixa vaga antecipada escapar e vai jogar a vida no Uruguai

895 0

Do: ESPN

© RODRIGO BUENDIA/AFP/Getty Images Juan Anangonó comemora o gol que marcou para a LDU contra o Flamengo, em Quito

A decisão ficou para o Uruguai. Nesta quarta-feira, o Flamengo até saiu na frente no estádio Casa Blanca, em Quito, mas acabou levando a virada da LDU-EQU. Com a derrota por 2 a 1, o time carioca pode ficar fora das oitavas de final da Copa Libertadores se perder para o Peñarol na última rodada da fase de grupos, daqui duas semanas.
O JOGO
O Rubro-Negro saiu na frente aos 18 minutos do primeiro tempo. Após cruzamento de Pará, Bruno Henrique apareceu nas costas da marcação e, de cabeça, abriu o placar. Antes de entrar, a bola bateu no braço esquerdo do atacante, mas a arbitragem confirmou o gol, apesar da reclamação do goleiro Gabbarini.
A LDU, perdendo por 1 a 0 e jogando em casa, foi para cima do Fla. A primeira grande chance de empate para os equatorianos veio aos 22min, quando Jhojan Julio perdeu grance incrível na marca do pênalti.
Aos 31min, Quintero arriscou chute de muito longe. A bola foi com força em direção ao ângulo, mas Diego Alves saltou, espalmou e evitou que as redes flamenguistas fossem balançadas.
A pressão da equipe de Quito seguiu forte. Aos 34min, Quintero desviou de cabeça no primeiro pau, mas a bola passou por cima das traves do clube carioca.
O Flamengo respondeu dois minutos depois. Bruno Henrique recebeu lançamento da Gabigol e bateu para tentar ampliar, mas Gabbarini fez a defesa. A equipe de Leomir (Abel foi suspenso por conta do atraso do time na volta do intervalo na partida contra o Peñarol, no Maracanã) chegou de novo aos 44min, quando Éverton Ribeiro acertou o pé da trave esquerda do clube equatoriano.
Com 57% de posse de bola, a LDU conseguiu buscar o empate nos acréscimos da etapa inicial. Anangonó recebeu lançamento longo da dafesa, ficou cara a cara com Diego Alves e chutou entre as pernas do goleiro para deixar tudo igual. 1 a 1 no Equador.
O Fla voltou do intervalo com uma alteração: Arrascaeta, que não vinha bem, deu lugar a Diego.
A LDU empatou a partida no final primeiro tempo, mas seguiu indo para cima do Rubro-Negro nos últimos 45 minutos. Afinal, só a vitória importava para os equatorianos.
A equipe mandante passou a apostar ainda mais no jogo aéreo e na força física de seus atacantes.
Aos 20min, foi a vez de Gabigol deixar a partida. O centroavante foi substuído por Vitinho, autor do segundo gol do Flamengo na vitória do último domingo sobre o Vasco.
Mais presente no ataque, a LDU chegou à virada aos 27min. E foi um golaço. Após Diego Alves sair mal, a bola fico com Chicaiza. O camisa 10 pegou na ponta esquerda da grande área, fez dois cortes e acertou um chutaço de direita para colocar os equatorianos na frente. 2 a 1 em Quito.
O empate classificaria o Flamengo de maneira antecipada; a derrota, não. Por isso, o Rubro-Negro foi para cima. Vitinho teve duas ótimas chances para deixar tudo igual, mas parou no goleiro Gabbarini em ambas.
O final da partida foi frenético. O Rubro-Negro se jogou para cima da LDU, que se segurou e puxou alguns contra-ataques. Até César (que entrou no lugar de Diego Alves, machucado) foi para a área, mas realmente não deu. Em Quito, vitória dos mandantes por 2 a 1, de virada, para delírio da torcida que lotou o estádio Casa Blanca.
A decisão da classificação (ou não) de ambas as equipes para as oitavas de final da Libertadores ficou para a última rodada.
AGENDA
A próxima partida do Flamengo na Libertadores será só daqui duas semanas. Pela última rodada da fase de grupos da competição, o Rubro-Negro visita o Peñarol, às 21h30 (de Brasília), no Campeón del Siglo. A LDU joga novamente em casa, mas dessa vez contra o San José, da Bolívia, no mesmo dia (08/05) e horário da equipe brasileira.
O time de Abel Braga, no entanto, vai precisar focar no Campeonato Brasileiro. Isso porque o Fla vai enfrentar Cruzeiro (27/04), Internacional (01/05) e São Paulo (05/05) antes de viajar ao Uruguai. Apenas o duelo com o clube mineiro será em casa.